08/04/2022 - SEMAS - Social
PMF proporciona ação de regularização migratória para acolhidos na Passarela da Cidadania
Público-alvo pôde encaminhar documentação, tirar dúvidas e receber atendimento com mediadores culturais

foto/divulgação: Foto: Marcos Albuquerque/PMF

Ação de regularização migratória para acolhidos na Passarela da Cidadania

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a ONG Círculos de Hospitalidade, realizou nesta quinta-feira, 7 de abril, ação de regularização migratória para acolhidos na Passarela da Cidadania oriundos de outros países.
 
Executada pela ONG, que exerce um trabalho de atenção voltado às pessoas imigrantes e refugiadas, a ação permitiu que os interessados contassem com auxílio para realização de documentação, agendamento junto à Polícia Federal, além de tirar dúvidas e receber atendimento com mediadores culturais. 
 
Atualmente, das 250 pessoas em situação de vulnerabilidade que estão na Passarela, 16 não são de nacionalidade brasileira. Entre os países estrangeiros de origem, figuram Síria, Venezuela, Colômbia, Haiti e Argentina.
 
Propiciar a regularização da situação migratória, através da emissão de documentos, permite que os participantes reorganizem suas vidas de forma emancipatória e autônoma, facilitando, por exemplo, a reinserção no mercado de trabalho. Essa é a expectativa do venezuelano João Gregorio Carvallo, de 27 anos, há cinco meses acolhido na Passarela. “Há tempos eu esperava por isso. Com a regularização da minha situação devo conseguir mais oportunidades e também a garantia de todos os meus direitos, algo que não tinha no meu país”.
 
A ação de regularização migratória começou às 9h da manhã e seguiu até o início da tarde, com encerramento às 13h.