02/05/2022 - SME - Educação
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
As inscrições devem ser efetivadas até o dia 10 de maio através do envio do Termo de Compromisso por e-mail

foto/divulgação: Arquivo SME

As inscrições devem ser efetivadas até o dia 10 de maio através do envio do Termo de Compromisso por e-mail

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação está oferecendo neste mês de maio os cursos de capacitação “Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Módulo Competências Básicas” e “Módulo Programa nacional de alimentação escolar” para diretores, professores, membros da diretoria da Associação de Pais e Professores (APP) e comunidade em geral por meio do programa Formação pela Escola. 
 
De modo online via Plataforma SIFE/AVA, os cursos terão aproximadamente 45 dias de duração. 
O ensino será compostos por leituras de textos relacionados à temática escolhida, atividades objetivo-discursivas e apresentações de trabalhos finais, com acompanhamento de um tutor da SME.
 
As vagas são limitadas e será permitido a participação de apenas um módulo por período ofertado.
É importante que ao menos um representante da unidade escolar se inscreva em um deles.
 
A solicitação de inscrição deve ser efetivada até o dia 10 de maio,  através do envio, por e-mail, do Termo de Compromisso devidamente preenchido e assinado conforme as opções abaixo:
      
 
      
    • Módulo Competências Básicas – enviar cristiane.farias@prof.pmf.sc.gov.br
      
    • Módulo PDDE – enviar simone.fochesato@sme.pmf.sc.gov.br
      
    • Módulo Programa nacional de alimentação escolar – enviar  fpe@sme.pmf.sc.gov.br 
      
 
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada do e-mail, com as informações completas no Termo de Compromisso (em anexo).
 
DESCRIÇÃO DOS CURSOS
 
Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) (60h) - Este curso tem como objetivo fornecer informações e conhecimentos que lhes permitam compreender o PDDE como instrumento de transferência de recursos inseridos na política de descentralização adotada pelo Governo Federal nos últimos anos.
 
Módulo Competências Básicas (60h) – Apresenta as fontes de financiamento da educação básica (PDDE/PNAE/PNAT/FUNDEB, etc.) e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.
 
Módulo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (60h) – Esse módulo apresenta o papel do nutricionista fazendo menção ao cardápio da alimentação escolar, as formas de gestão, o processo de aquisição de produtos alimentícios, a questão da agricultura familiar, as etapas da prestação de contas, o importante papel do controle social, entre outras coisas.


arquivos para download