18/05/2022 - SMI - Infraestrutura
Continente vai ganhar a primeira ciclovia central
Prefeitura de Florianópolis vai implantar a estrutura na Avenida Vereador Nagib Jabor, em Capoeiras

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Projeto geométrico/planta.

A Avenida Vereador Nagib Jabor, em Capoeiras, será a primeira via do Continente com ciclovia central. A implantação da estrutura faz parte da ampla revitalização pela qual vai passar a Nagib Jabor e duas vias contínuas: a Travessa Pedro Antônio Corvalão e a Rua Coronel Caetano Costa, todas no mesmo bairro. A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, deu ordem de serviço para início das obras nesta quarta-feira (18).

“Queremos expandir cada vez mais, também para o Continente, a opção de ciclovias. A experiência está nos mostrando que, onde há estrutura, há usuários”, diz o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A Avenida Vereador Nagib Jabor vai ser revitalizada em toda a sua extensão, tal como a Travessa Pedro Antônio Corvalão. A Rua Coronel Caetano Costa, por sua vez, receberá melhorias no trecho que vai até a Rua João Evangelista Costa, também em Capoeiras. Sendo que, ao todo, será revitalizado 1,12 km de vias públicas.

A ciclovia bidirecional (nos dois sentidos) a ser implantada na Nagib Jabor vai ladear o canteiro central existente hoje que, no entanto, não sofrerá alteração. As duas faixas de cada sentido da pista de mão dupla da via é que terão as larguras um pouco reduzidas. A Travessa Pedro Antônio Corvalão e a Rua Coronel Caetano Costa passarão igualmente a contar com ciclovia do mesmo tipo, só que do lado esquerdo das vias, na direção da Rua João Evangelista Costa.

“A melhoria da qualidade de vida dos usuários e dos moradores locais acontecerá de forma natural depois de concluídas as obras. Continuamos a fazer ciclovias para este novo modal de transporte através das bicicletas”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

O investimento, no valor de  R$ 4.664.716,90 envolve a restauração do pavimento asfáltico da Avenida Vereador Nagib Jabor, após fresagem (raspagem do asfalto velho para recebimento do novo), e os asfaltamentos da Travessa Pedro Antônio Corvalão, atualmente de paralelepípedo, e da Rua Coronel Caetano Costa, hoje, com pavimento em lajotas. Essas duas vias são de mão dupla, mas têm uma faixa de cada sentido.

As obras a serem executadas pela empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda. ainda englobam as restaurações dos passeios (calçadas) e as sinalizações viárias. Os serviços têm prazo de oito meses para serem concluídos.