13/06/2022 - SME - Educação
Ação em escola municipal da capital promove programa “Dignidade Íntima”
A atividade ocorrerá na terça-feira (14) para o turno matutino e no dia 21 para o vespertino

foto/divulgação: Arquivo SME

A Escola do Futuro Mâncio Costa, realizará uma roda de conversa com as 110 meninas dos sextos aos oitavos anos do ensino fundamental que são beneficiadas com absorventes intimos

A Escola do Futuro Mâncio Costa, localizada em Ratones, realizará uma roda de conversa com as 110 meninas dos sextos aos oitavos anos do ensino fundamental que são beneficiadas com absorventes pelo programa “Dignidade Íntima”.

A proposta tem o objetivo de educá-las sobre saúde íntima e menstruação.
O bate-papo contará com a presença da professora de ciências, Karen Hansen, e da formanda de enfermagem da UFSC, Ana Gabriela Gentil, que já orientou as estudantes da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza.
Ana foi escolhida por ter vasta experiência na área e ser integrante do Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde e também estagiar no Centro de Saúde de Ponta das Canas.
A ação ocorrerá na terça-feira (14) para o matutino. Às 8h45 a conversa será para a turma do oitavo ano, e, às 10h35, para o sexto e sétimo ano.

Na próxima terça-feira (21) será a vez do turno vespertino. Às 13 horas, o papo terá como público o sexto e sétimo ano, e, às 15h35, o oitavo ano.
Em breve, será promovida uma segunda etapa do projeto para as garotas do 9º ano, porém com um conteúdo mais apropriado para a faixa etária delas.

O QUE É “DIGNIDADE ÍNTIMA”?

É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis por intermédio das Secretarias de Educação e de Assistência Social, da Fundação Somar e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher.

Em torno de 6 mil meninas das escolas municipais da Capital são atendidas pelo projeto todos os meses. O intuito é melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar das jovens de 10 a 18 anos que são afetadas diariamente pela falta de recursos para a compra de utensílios de higiene básicos, como o absorvente.