20/06/2022 - GMF - Cultura
Prefeitura de Florianópolis amplia horário da Via Amiga do Ciclista
Programa estimula o treino de alta performance e ciclismo de lazer com segurança aos domingos

foto/divulgação: Vinicius Leyser.

Via Amiga do Ciclista

A Via Amiga do Ciclista, programa da Prefeitura de Florianópolis para estimular o ciclismo com segurança aos domingos na Beira-mar Norte, receberá ampliação de horário a partir desde domingo, 19 de junho, das 6h às 11h.

Todos os domingos, a pista central da Avenida Beira-mar Norte, no Centro, é reservada na parte da manhã para ciclistas. Antes, o horário era das 6h às 9h, agora será estendido até 11h.

O espaço é dividido entre a Via Amiga do Ciclista, voltada para treinos de alta performance, que vai da Praça Celso Ramos até o Titri, e a Rua do Lazer, que permite a prática recreativa, no trecho entre a Rua Desembargador Arno Heschl e Avenida Mauro Ramos.

Os veículos que desejarem trafegar sentido Bairro-Centro, deverão utilizar a marginal da avenida. Será possível cruzar a Avenida Beira-mar Norte no espaço que fica entre a Via Amiga do Ciclista e a Rua do Lazer, localizado na esquina da Avenida Mauro Ramos e da Rua Desembargador Arno Hoeschl.

O programa

A Via Amiga do Ciclista foi criada em 2017 pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação Comercial e Indrustrial de Florianópolis - ACIF, com com o objetivo de valorizar o lazer e incentivar o exercício em espaços públicos, e foi suspensa com o início da pandemia. Durante o período que esteve em vigor, o projeto estimulou a utilização das bicicletas na capital, proporcionando um local seguro para os ciclistas e reduzindo o número de acidentes. A realização e fiscalização do programa é feita pela Guarda Municipal de Florianópolis.