14/07/2022 - SMHDU - Desenvolvimento
Prefeitura de Florianópolis realiza operação conjunta de combate a construções irregulares no Continente

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Operação conjunta de combate a construções irregulares no Continente

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e SMDU - Desenvolvimento Urbano, Segurança e Meio Ambiente, realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma operação integrada no combate à ocupação e construção em áreas irregulares da cidade. O foco da ação foi a região continental da Capital, nas proximidades da Vila Aparecida.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes, o trabalho foi identificar e demolir de forma sumária casas ainda não ocupadas. “Essa ação foi montada dentro do Gabinete de Gestão Integrada, que aos poucos tem conseguido aproximar os órgãos que atuam na Segurança Pública e produzir ações de resultado para a sociedade”, acrescentou o secretário Araújo Gomes.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Botelho, vê estas ações como prioritárias e educativas para repreender novas construções. “Temos um novo conceito dentro da SMDU, e vamos buscar todos os dias criar a cultura de que em nossa cidade esse tipo de prática será cada vez mais repreendida e as construções irregulares, demolidas”, disse o secretário Botelho.

A Prefeitura tem intensificado esse tipo de fiscalização por conta do aumento de denúncias e flagrantes de moradias que foram erguidas sem qualquer tipo de licenciamento. São imóveis construídos em áreas de preservação ambiental e em locais de morro ou encostas, trazendo um risco grave para ocorrências envolvendo desastres naturais.  A força tarefa contou com agentes da Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e SMDU.

Segundo os agentes da Floram, duas casas foram demolidas nesta manhã, sendo que uma delas tinha estrutura para a construção de kitnets. Outras três casas já estavam habitadas e, por conta disso, foi entregue um auto de infração e os processos seguirão agora os trâmites judiciais.