26/07/2022 - FLORAM - Meio Ambiente
PMF limpa todo ano 180 quilômetros de canais de drenagem e valas de escoamento
Manutenção de 229 canais e valas é feita pelo menos duas vezes ao ano

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Serviço de limpeza hidrográfica ou macrodrenagem realizado por equipe coordenada por Milton Otávio da Silva.

O prefeito Topázio Neto vistoriou na última semana, no Carianos, o serviço de limpeza hidrográfica ou macrodrenagem realizado por equipe coordenada por Milton Otávio da Silva. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz, pelo menos duas vezes por ano, a limpeza e desobstrução de 93,2 mil metros de canais de drenagem no município de Florianópolis. A produção da equipe de macrodrenagem alcança, portanto, cerca de 180 quilômetros por ano com a manutenção de 229 canais de drenagem e valas de escoamento.

O objetivo do serviço de limpeza e manutenção é garantir o adequado escoamento das águas pluviais, melhorando a eficiência da vazão dos canais, fazendo valer a prestação dos serviços de manutenção de drenagem previstos pela Lei Federal 11.445/2007 e que são executados sob responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis.

A limpeza consiste na desobstrução das valas de escoamento e canais de drenagem, com a retirada de elementos comprometem a vazão, tendo caráter preventivo de extravasamentos, alagamentos, enchentes e inundações. Para tanto são retirados resíduos diversos (lixo, entulho etc.) e vegetação flutuante sobre o espelho d’água.

Nos sistemas canalizados com fundo de concreto, quando necessário, serão realizadas eventuais remoções de resíduos acumulados no fundo, para melhorar o escoamento e minimizar inundações decorrentes de transbordamento.

As estruturas das margens e fundo dos sistemas de drenagem são preservados, sendo que os serviços não modificam, ampliando ou reduzindo, a largura e a profundidade do leito, nem alteram traçado.

Os resíduos sólidos classificados como rejeitos são retirados durante a limpeza, assim como os restos de poda, galhos, folhas, grama são acondicionados e encaminhados ao destino final ambientalmente adequado.

Caso o responsável técnico identifique que a limpeza/manutenção das valas de escoamento ou canal de drenagem não esteja contribuindo para o adequado escoamento das águas pluviais e, por isso, há necessidade da execução de dragagem e/ou desassoreamento no local, é iniciado estudo ambiental específico para solicitação de licença ambiental para a atividade, classificadas nas resoluções Consema 98 e 99.