05/08/2022 - SME - Educação
Crianças de creche têm aulas de Libras
Atividades ocorrem no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis, Gentil Mathias da Silva, em Ingleses

foto/divulgação: Arquivo SME

Cumprimentos em Libras, cores, alimentos, nomes de animais, transportes, produtos de higiene pessoal, grau de parentesco. A criançada do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis, Gentil Mathias, em Ingleses,  estão tendo aulas de Língua Brasileira de Sinais durante toda a semana.

As aulas, de 30 minutos cada uma, acontecem de segunda a quarta-feira nos períodos matutino e vespertino, enquanto na quinta-feira são realizadas atividades somente de manhã.  O professor, dos pequenos de 4 a 6 anos de idade, é  Samuel da Costa.

Para o educador, é importante ensinar Libras  desde cedo para as crianças  de maneira que elas consigam praticar e usar os conhecimentos desse idioma oficial.

Samuel Costa afirma que quanto mais pessoas souberem a língua, menos preconceito haverá contra os que possuem deficiência auditiva.  “O nosso intuito é  quebrar barreiras da comunicação e preparar todos para lidar com as situações do cotidiano, nas quais possam ter contato direto com pessoas surdas”.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a inserção da Libras na educação infantil é essencial e necessária. “Além de promover a inclusão, ela nos torna  mais humanos e empáticos com as causas sociais, sobretudo, com as comunidades surdas. A Libras nos faz comunicar e ser comunicado por todos”.

Assim como no Neim Gentil Mathias da Silva, há outras 18 unidades educativas que ofertam a mesma proposta, sendo 13 escolas e 5 creches.

CURSO PARA A COMUNIDADE

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação abriu inscrições para um curso de Libras, aberto à comunidade, no dia em que se comemora a data nacional da Língua Brasileira de Sinais (24/4).

Foram disponibilizadas 60 vagas para uma formação com carga horária de 90 horas, com direito a certificado de conclusão para comprovar a participação do indivíduo no projeto.

UNIDADES QUE OFERTAM O ENSINO DA LIBRAS

EBM Adotiva Liberato Valentim
EBM Almirante Carvalhal
EBM Batista Pereira
EBM Beatriz de Souza Brito
EBM Intendente Aricomedes da Silva
EBM José Jacinto Cardoso
EBM Henrique Veras
EBM Professora Herondina medeiros Zeferino
EBM Maria Conceição Nunes
Escola do Futuro Mâncio Costa
Escola do Futuro Osvaldo Machado
Escola do Futuro Osmar Cunha
Escola do Futuro Tapera
Neim do Futuro Doralice Maria Dias
Neim Zilda Arns Neumann
Neim Morro do Horácio
Neim Anna Spyrios Dimatos
Neim Professora Maria Barreiros.