09/08/2022 - SMPI - Desenvolvimento
Plano Diretor: PMF apresenta balanço das audiências e próximos passos da revisão
Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (8), prefeito anunciou evento de apresentação da minuta

foto/divulgação: Sofia Leal/PMF

Balanço das audiências

A Prefeitura de Florianópolis promoveu nesta segunda-feira (8/0) uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço e os próximos passos da revisão do Plano Diretor. Na ocasião, foram mostrados números de participação popular, assuntos levantados nas audiências e próximos passos do processo. Além disso, foi anunciado oficialmente o evento de Abertura do Ciclo de Debates da minuta no âmbito do Conselho da Cidade, que acontecerá no dia 20/8.

Na primeira parte da coletiva, foi apresentado um panorama dos estudos que contemplaram todos os bairros e localidades da Capital representados. O secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, citou as justificativas, objetivos, casos específicos que exemplificam pontos da revisão e os 10 pilares da proposta.

Em seguida, foram mostrados os números de participação popular nas audiências públicas, que aconteceram durante os meses de junho e julho. Segundo dados da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), as 13 audiências distritais receberam 3.073 pessoas, entre moradores e representantes da comunidade, além de 682 participantes que realizaram uso da palavra. O prefeito Topázio Neto também destacou o grande número de entidades participantes nas audiências, que somaram 246 participações, e o forte comparecimento da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

“É importante valorizar a massiva participação popular durante as audiências de cada distrito. Esse aspecto positivo para a revisão é essencial na construção do projeto de lei” explica o prefeito Topázio Neto, que reforçou o convite para a Audiência Pública Final. “Além da consulta pública que fica aberta até o dia 12 de agosto, a população terá mais essa oportunidade de manifestar problemas e sugestões que dizem respeito ao seu bairro e toda cidade“, completou.

A Audiência Pública Final acontece nesta segunda-feira (08/08), no CentroSul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850), a partir das 16h. A escolha do local visa atender a população em um espaço amplo e confortável. Além disso, o estacionamento será gratuito na ocasião.

Abertura do Ciclo de Debates sobre a minuta no âmbito do Conselho da Cidade

Durante a apresentação, também foi anunciada oficialmente a Abertura do Ciclo de Debates no âmbito do Conselho da Cidade. O evento que ocorrerá no dia 20/08, terá início às 13h, com transmissão da TV Câmara, e tem como objetivo apresentar a minuta à população.

A apresentação irá acontecer em três blocos. No primeiro, o objetivo é expor um panorama geral da revisão e dar retorno à população a respeito de questões levantadas nas audiências e consulta pública. O segundo bloco consiste na apresentação da minuta pelos técnicos, sinalizando pontos importantes da revisão. Já o terceiro bloco irá tratar dos estudos de impacto.

Durante a Abertura do Ciclo de Debates sobre a minuta no âmbito do Conselho da Cidade, será aberto um chat para colher dúvidas e considerações da população. O canal ficará aberto até o dia 29/08 e os comentários serão respondidos pelos técnicos da Comissão Multidisciplinar da revisão do Plano Diretor. Além da possibilidade de assistir e participar direto de casa, a Prefeitura também irá disponibilizar um espaço no Centro de Educação Continuada (R. Ferreira Lima, 82 - Centro) para cidadãos que queiram acompanhar em local amplo e com transmissão ao vivo