09/08/2022 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura vai iniciar contenção no Morro das Pedras
Barreira de proteção contra ressacas busca evitar novas erosões marítimas

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Os serviços serão iniciados em alguns dias

O prefeito Topázio Neto e o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, assinaram nesta segunda-feira (8), a ordem de serviço para execução de contenção contra o avanço do mar sobre a orla da Praia do Canto do Morro das Pedras, num investimento no valor de R$ 3.282.665,43. A obra a ser conduzida pela Secretaria de Infraestrutura será realizada na altura do número 500 da Rua Manoel Pedro Vieira, em aproximadamente 270 metros de extensão e de quatro a cinco metros de altura. Os serviços serão iniciados dentro de alguns dias.

A contenção implica numa barreira protetora contra as ações das marés (as ressacas), evitando o desenvolvimento de processos erosivos. E, no caso, a que será feita com estacas justapostas de madeira tipo eucalipto, mais conhecido como “paliçada”, levará em consideração a profundidade de menos de cinco metros do nível normal da praia relativa à erosão marinha que a região sofreu. Ao todo, serão duas linhas de toras de paliçada preenchidas com geobags, por sua vez, semelhantes à sacos de areia.

A obra será executada pela empresa Penascal Engenharia e Construção Ltda. e tem prazo de um ano e meio para ser concluída. Mas a previsão é a de que a parte próxima dos imóveis, considerada mais crítica, fique pronta antes da alta temporada.