17/08/2022 - SME - Educação
Estudantes estrangeiros têm aula de português em escola municipal de Florianópolis
Iniciativa realizada na EBM Herondina Medeiros visa acelerar e facilitar o aprendizado daqueles que não possuem o idioma como primeira língua

foto/divulgação: Arquivo SME

Professor Romário Conrad e os estudantes falantes da língua espanhola que frequentam as aulas de português.

Pensando em meios de facilitar a inclusão e adaptação de estudantes estrangeiros, a Escola Básica Municipal Profª Herondina Medeiros Zeferino, localizada nos Ingleses, está fornecendo aulas de português gratuitas para aqueles que ainda não dominam o idioma.

A ação foi desenvolvida devido ao elevado número de matriculados na unidade que não nasceram no Brasil.

Cerca de 42 cidadãos de países como, Argentina, Cuba, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Equador, Rússia, Japão, Portugal e Itália frequentam o local.

“Não queremos que o português seja um empecilho nos estudos deles, por isso planejamos um curso para ajudá-los, e assim criar um ambiente inclusivo e acolhedor”, comentou a diretora Edilene Monteiro.

As aulas para as crianças e adolescentes que falam inglês são ministradas pela professora Tatiana Souza e acontecem todas às segundas e terças-feiras de manhã e à tarde. Para os falantes da língua espanhola, o professor responsável é Romário Conrad e os encontros são realizados de segunda a sexta nos períodos matutino e vespertino também.

A iniciativa será feita até o fim do ano e integra o Projeto Jornada em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que busca qualificar a aprendizagem de crianças e adolescentes ofertando atividades complementares no contraturno.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, quando o estudante se sente bem dentro da escola, ele consegue expressar suas ideias e opiniões sem medo de sofrer preconceito por não saber falar o português fluente. “Afinal, entender e se fazer ser entendido é parte fundamental da convivência na comunidade escolar.”

A escola criou grupos exclusivos no WhatsApp para os familiares dos adolescentes estrangeiros para auxiliar na compreensão dos comunicados feitos e tirar dúvidas dos responsáveis que também possuem dificuldade de entender o português.

Além disso, a unidade participa de um projeto de extensão com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pelas professoras Camila Teixeira Saldanha e Cristiane Conceição Silva, do Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras da UFSC – Espanhol, voltadas a tradução de comunicados e informações.

No site da escola existe uma página com informações traduzidas ao inglês e espanhol destinada aos estudantes e familiares estrangeiros: http://www.escolaherondina.net/2021/09/blog-post_97.html