19/08/2022 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura vai investir R$ 31 milhões no Travessão do Rio Vermelho
Serão executadas obras em nove vias municipais da região que mais sofre alagamentos na cidade

foto/divulgação: Sofia Leal/PMF

Ordem de serviço foi assinada nesta sexta

A Prefeitura de Florianópolis vai executar obras na Rua Cândido Pereira dos Anjos, paralela à Rodovia João Gualberto Soares (SC-406) e principal via da localidade do Travessão, no Rio Vermelho, Leste da Ilha, já asfaltada, e em outras oito adjacentes, de chão batido ou com pavimento em lajotas. As ruas vão ganhar sistema de drenagem e pavimentação em lajotas (em alguns casos elas vão ser trocadas), à exceção da Cândido, que terá o asfalto refeito. O investimento total é de R$ 31 milhões e o objetivo é evitar novos alagamentos nesta região que é tida como a mais afetada em dias de chuvas fortes.

As ordens de serviço para o início das obras nos próximos dias foram dadas pelo prefeito Topázio Neto e pelo secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, na tarde desta sexta-feira (19).

Ao todo, serão nove vias contempladas: além da Rua Cândido Pereira dos Anjos, a Rua Tulipas Vermelhas e as servidões Dário da Rosa, Caminho do Arvoredo, Caminho das Orquídeas, Caminho das Acácias, Maurílio Nunes, Nery Donaciano Rodrigues e das Gérberas.

As obras na Rua Tulipas Vermelhas e na Servidão das Gérberas serão executadas pela empreiteira Arruda Ltda. - EPP, no prazo de seis meses, e totalizam R$ 2.546.707,06, enquanto as demais ficarão a cargo da empresa Penascal Engenharia e Construção Ltda., pelo prazo de um ano e meio, num total de R$ 28.618.997,33.

“É uma obra muito esperada por toda comunidade. A gente sabe que o bairro do Rio Vermelho tem problemas de alagamentos em dias de chuva muito forte por causa da questão da topografia, do jeito que as ruas foram construídas”, destacou Topázio.

Já o secretário Valter Gallina salienta que “obra do tipo, além de cara, fica enterrada, ou seja, não aparece a olhos vistos e, por conta disso, muitos governantes não querem fazer. Mas será feita no Rio Vermelho para dar qualidade de vida aos moradores que em qualquer chuva têm água e lama entrando em casa, fora o incômodo da poeira, em dias secos”.