23/08/2022 - SEMAS - Social
PMF retoma agenda de viagens oferecidas para grupos de idosos do Floripa Feliz Idade
Excursões estavam suspensas pela pandemia; cada grupo tem direito à uma viagem de ônibus por ano

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

Floripa Feliz Idade

Depois de mais de dois anos suspensas por causa da pandemia da Covid-19, as viagens de ônibus fornecidas para grupos de pessoas idosas cadastrados no programa Floripa Feliz Idade foram retomadas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, nesta segunda-feira, 22 de agosto.

A proposta busca proporcionar um momento de lazer e prevê o pagamento de uma viagem por ano para cada grupo, em roteiros que somem no máximo 300 km, entre ida e volta. “Eles definem o destino. Se querem visitar grupos de outras cidades, ir para um café colonial, roteiro para compras, como Brusque, que é o destino de hoje. Todos conhecem as regras e têm liberdade para escolher o que desejam fazer”, explica a coordenadora do Floripa Feliz Idade, Rose Schutz Antunes.

Antônio Vicente da Silva, coordenador do grupo Gipan, do bairro Pantanal, vê a retomada ligada ao bem-estar. “Só pelo fato dos idosos saírem de casa hoje, passear, sair da rotina e se divertir, é um prazer, faz bem. Nós temos a esperança de uma viagem maravilhosa, não só para nosso grupo, mas para todos os grupos do Feliz Idade que terão acesso”.

O retorno do ciclo de viagens, que geralmente inicia no primeiro semestre, teve que ser adiado enquanto ainda estava em vigor no município o estado de calamidade pública. Com a revogação do decreto, em março, as viagens foram organizadas para o segundo semestre.

Dos 106 grupos ativos atualmente no programa, 65 vão ser contemplados ainda nesse ano, definidos por sorteio acordado entre os representantes de cada grupo. No próximo ano, além da viagem prevista para 2023, aqueles que não forem contemplados no segundo semestre de 2022, devem ter direito a uma viagem adicional.

“Os idosos foram um dos grupos mais afetados pela pandemia, seja na questão de risco da doença ou em todas as outras implicações que o período trouxe. Agora, além das outras atividades que realizam nos encontros, como artesanato, exercícios físicos, podem aproveitar uma agenda diferenciada no passeio\", comenta a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.