25/08/2022 - FLORAM - Meio Ambiente
PMF muda nome de unidade de conservação em homenagem ao bicentenário do naturalista Fritz Müller
Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi passa a se chamar Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi - Fritz Müller

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi - Fritz Müller

A Prefeitura de Florianópolis, por meio de decreto, definiu que a Unidade de Conservação denominada Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi, na região central da cidade, passa a ser chamada \"Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi - Fritz Müller\", em homenagem ao bicentenário do naturalista.

De origem alemã, mas naturalizado brasileiro, Müller viveu em Florianópolis por onze anos, chegando aqui em 1856. Neste período fez estudos reveladores sobre a fauna de invertebrados marinhos que ajudaram a fundamentar a Teoria da Seleção Natural e lhe deram projeção internacional.

A área do parque também foi aumentada em 23 hectares, tendo 216,47 hectares totais, um perímetro de 13.528,98 m, com características definidas de acordo com os termos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, instituídos pela Lei Federal n. 9985, de 2000.

Essas medidas poderão ser alteradas por lei específica, desde que aprovada pela equipe técnica da Floram e o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, sendo a região de proteção integral, dentro da categoria de Parque Natural.

Entre os objetivos para a existência do Parque, estão a garantia de condições para a preservação da diversidade do ecossistema, promover meios para pesquisas científicas, condições de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico, além da proteção de recursos naturais.