25/08/2022 - SMS - Saúde
Prefeitura de Florianópolis investe na capacitação em saúde do trabalhador
O trabalho como determinante do Processo Saúde-Doença foi o tema do ciclo

foto/divulgação: PMF

Capacitação em Saúde do Trabalhador no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Após a realização de pesquisa interna, a Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal da Saúde apurou que muitas unidades manifestaram interesse em receber capacitações com o tema  “Saúde do Trabalhador”. Baseada nesta informação, foram realizadas 5 etapas de capacitações, concluídas neste primeiro semestre de 2022, qualificando 220 profissionais de saúde. 

 

O ciclo de capacitação teve como tema “O Trabalho como Determinante do Processo Saúde-Doença” e buscou valorizar a educação continuada para a Rede de Atenção à Saúde de Florianópolis, através da Diretoria de Vigilância em Saúde/Saúde do Trabalhador, que realizaram o treinamento. 

 

A temática central dessas capacitações foi a identificação e o diagnóstico de doenças ou acidentes do trabalho, aprimorando os conhecimentos dos profissionais da Rede sobre questões relacionadas à saúde do trabalhador. Além disso, a equipe da Vigilância avaliou que a abordagem de noções básicas em Saúde do Trabalhador deve ser estendida a todos os profissionais da Rede, como os médicos e demais profissionais da Equipe Multiprofissional. 

 

Com isso, a SMS poderá identificar como adoecem e morrem os trabalhadores da saúde de Florianópolis, estabelecendo os diagnósticos e fazendo com que os profissionais da Saúde do Trabalhador possam intervir nos ambientes convenientes, garantindo assim os direitos dos trabalhadores. Com os resultados obtidos, um novo ciclo de treinamento já está sendo pensado para o próximo semestre.


galeria de imagens