25/08/2022 - SME - Educação
Florianópolis recebe secretários municipais de Educação de Capitais
Dirigentes de Curitiba, São Paulo, Recife e Porto Alegre vêm conhecer a rede municipal de ensino

foto/divulgação: Arquivo SME

Núcleo de Educação Infantil Municipal Orlandina Cordeiro.

Nesta sexta-feira (26/8), o município de Florianópolis sedia o 4º Encontro de Secretários Municipais de Educação de Capitais. Estarão presentes  dirigentes de Curitiba, São Paulo, Recife e Porto Alegre.  O evento será realizado na Escola do Futuro da Tapera, no Sul da Ilha.

Secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira explica que os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos programas, projetos e ações desenvolvidas na rede municipal de ensino da Capital.

A equipe de Florianópolis irá discorrer a respeito do conceito de escolas e creches do futuro, que trabalham com multilinguagens: inglês, Libras, música, artes visuais e tecnologia. Educação inclusiva é outro tema que será abordado.  Florianópolis é referência para o país, tendo em sua rede regular mais de 1.900 estudantes com deficiência, autismo e com altas habilidades de superdotação.

Os secretários irão tomar conhecimento ainda sobre o trabalho realizado no Bairro Educador, que passou a ter 12 sedes, abrangendo todas as regiões da cidade. O programa atende principalmente estudantes no contraturno com diversas oficinas.

A parceria da Prefeitura de Florianópolis com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também estará em destaque. Trata-se do projeto de expansão e aperfeiçoamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Estará em pauta o projeto “Floripa digital”, que tem como objetivo qualificar para o mercado de trabalho a população da Capital, disponibilizando 46 cursos nas áreas de informática, contabilidade, telemarketing, youtuber, administração, entre outros.

O secretário Maurício Fernandes Pereira estará visitando unidades educativas com os secretários Francisco da Costa Amâncio, de Recife; Maria Silvia Bacila, de Curitiba; Sônia Maria Oliveira da Rosa, de Porto Alegre; e Fernando Pádula Novaes, de São Paulo. A comitiva estará nos núcleos de educação infantil Mortro do Horácio (Centro), Ana Spyrios Dimatos (Tapera) e José Rodrigues Willamil (Tapera).