30/08/2022 - SMTMU - Mobilidade
PMF instala orientação para àrea de espera de motos em semáforos da Beira-Mar Norte

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Área de espera de motos em semáforos da Beira-Mar Norte

A Prefeitura de Florianópolis implementou sinalizações horizontais para uma área de espera de motos em semáforos da Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Av. Beira-Mar Norte). Iniciada nesta segunda-feira (29), as novas instalações estabelecem local exclusivo para motociclistas que aguardam enquanto o semáforo está fechado, sendo delimitado por duas linhas de retenção depois da faixa de pedestres. As novas orientações visam trazer mais segurança para os condutores, reduzindo os riscos de colisão traseira e lateral de motocicletas.

A sinalização está sendo implementada gradativamente nos semáforos da Av. Beira-Mar Norte, e a previsão é de que esteja presente em toda a avenida até o fim da semana. Junto as sinaleiras, as vias foram pintadas delimitando o espaço exclusivo para as motocicletas. Nos locais, também serão colocadas orientações verticais, com placas alertando sobre a área de espera para motos. Por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, a Prefeitura de Florianópolis irá estudar os resultados da instalação e avalia implementar a iniciativa experimental regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito em outros pontos da cidade.

“Reservar esse espaço para as motos promove a segurança tanto dos motociclistas quanto dos condutores de outros veículos que disputam espaço no semáforo.” afirmou o secretário-adjunto de Mobilidade e Planejamento Urbano, Ivan Couto. Ele ainda destacou que a sinalização é de aspecto educativo, não existindo infração para o descumprimento da regra. “Esperamos que a população de Florianópolis, da forma como sempre se comportou, respeite a sinalização que torna o trânsito mais seguro para todos”, completou.