01/09/2022 - SME - Educação
EJA da Prefeitura de Florianópolis chega na Caeira do Saco dos Limões
Modalidade de ensino vai atender pessoas que querem se alfabetizar ou concluir o ensno fundamental

foto/divulgação: Arquivo SME

Da esquerda para a direita temos: secretário Municipal de Educação Maurício Fernandes Pereira, estudante Val de Sena e o Prefeito de Florianópolis Topázio Neto.

A Caeira do Saco dos Limões passa a contar com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Prefeitura de Florianópolis. A inauguração do polo ocorreu essa semana. Inicialmente, estão matriculados 17 estudantes que buscam se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. 
 
O polo funciona na sede da Aebas (Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social), na Rua Custódio Fermino, 770. Há vagas para quem quiser ingressar. É só ir diretamente  no local das atividades. As aulas ocorrerão sempre de segunda a quinta-feira, das 18h às 22 horas. 
 
O polo da Caeira é constituído por uma maioria de mulheres, que moram nas imediações da instituição Aebas. A estudante mais nova é a  Yulli, 17 anos, que finalizará o ensino fundamental. Dona Clotilde de Souza, 72 anos, passa a frequentar essa modalidade de ensino para enfim aprender a ler e escrever. 
 
Em 26 localidades, a EJA registra 1350 estudantes matriculados a partir de 15 anos de idade.
 
Conforme  Topázio Neto, a Prefeitura  se preocupa com o acesso e a permanência dos estudantes no que diz respeito ao direito à educação. 
“Compreender que esses jovens, adultos e idosos têm necessidades diferentes das crianças e adolescentes é o primeiro passo para garantir esse direito. Para quem chega até a EJA, a vida traz preocupações com o trabalho, com a vida familiar, e com tantas outras questões que são parte do dia a dia”, frisa o prefeito. 
 
Conforme o secretário municipal de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira,  as turmas da EJA refletem a diversidade que existe na  sociedade.
 
 “Aprender com as diferenças”, diz ele, “é fundamental para todas as pessoas e na EJA esta oportunidade é dada a partir da constituição de turmas com estudantes em diferentes pontos da vida, de diferentes gerações, de diferentes lugares de origem”. Para Maurício Pereira,   cada pessoa é um mundo, e ter espaço para que essas experiências sejam compartilhadas contribui para uma sociedade mais justa”.
 
Novo Polo da EJA-Caeira do Saco dos Limões
Sede: Aebas- Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social*
Endereço: Rua Custódio Fermino, 770.
Horário das aulas: 18h às 22 horas
Dias da semana: segunda a quinta-feira
Quem pode se matricular: pessoas a partir de 15 anos de idade
Segmentos: alfabetização e conclusão do ensino fundamental
ensino fundamental


galeria de imagens