04/10/2022 - SMTTDE - Turismo
Florianópolis no pódio das cidades mais inteligentes do Brasil
Capital ficou em 2º lugar geral no Ranking Connected Smart Cities divulgado nesta terça-feira (4) em SP

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Premiação analisa 75 indicadores divididos em 11 principais eixos

Florianópolis está novamente no pódio das cidades mais inteligentes do Brasil. Nesta terça-feira (4/10), o secretário Juliano Pires (Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico) e a superintendente Ana Paula Reusing Pacheco estiveram em São Paulo, onde representaram a Capital na 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities. Pelo terceiro ano consecutivo, Florianópolis ficou em 2º lugar entre as cidades e também entre as capitais - o título também foi conquistado em 2020 e 2021.

“Uma conquista como esta reforça ainda mais o trabalho inovador e tecnológico que vem sendo desenvolvido nos últimos anos e que continua sendo um dos pilares da nossa gestão aqui em Florianópolis”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A premiação analisa 75 indicadores divididos em 11 principais eixos temáticos para classificar as cidades mais inteligentes do País. O ranking examinou 677 cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil.  Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia são as principais características analisadas.

O conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que provê soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias, e os novos indicadores trazem facilidades e melhoria à população, com o uso de tecnologia.
“Com mais essa premiação, Florianópolis comprova o seu crescimento constante em todos os setores. Vamos continuar trabalhando, sempre prezando pela inovação e tecnologia, para que a nossa cidade alce voos cada vez mais altos”, avalia o secretário Juliano.
Recentemente, a cidade foi eleita a Capital mais competitiva do Brasil segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa pilares como inovação, saúde, segurança e educação.