14/10/2022 - SMI - Infraestrutura
Caminho Burle Marx, no aterro da Baía Sul, passa por revitalização
O principal serviço a ser executado é o nivelamento do piso do trecho que sofre alagamentos, próximo da passarela em frente ao Centrosul

foto/divulgação: Pedro Perez/PMF

Revitalização do Caminho Burle Marx e seu entorno

A Prefeitura de Florianópolis executa a revitalização do Caminho Burle Marx e seu entorno, no aterro da Baía Sul, no Centro da cidade. O caminho de 130 metros de extensão fica entre a Avenida Paulo Fontes e a Avenida Gustavo Richard, e dá acesso à passarela em frente ao Centrosul. As obras, conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura, atendem a uma reivindicação do Conselho de Desenvolvimento do Centro (Codecen).

O principal serviço previsto é a elevação em 40 centímetros do nível do pavimento em paver (blocos de concreto intertravados), nos últimos 60 metros do caminho – correspondente ao trecho mais próximo da passarela e que tem o patamar mais baixo. É que, em dias de maré alta, a área sofre alagamentos que prejudicam a passagem dos que precisam transitar por ali. Com a obra, o nível do piso será recuperado para corrigir a cota de influência marítima.

Além disso, toda a extensão do Caminho Burle Marx terá o pavimento em paver trocado por outro de mesmo tipo, e o seu meio-fio substituído. Também haverá serviços de paisagismo com canteiros de grama em volta das palmeiras tombadas que ficam no meio do piso; implantações de lixeiras e de bancos de concreto ao longo do Caminho;  recuperação do pavimento de petit pavê do entorno do Caminho, e limpeza geral com recolhimento de entulho e capina da vegetação que nasceu sobre esse piso.

Já no lugar onde existiram duas lanchonetes, será recuperado o pavimento cerâmico e colocadas duas mesas de xadrez. Além do que, será instalada nova cerca metálica para delimitar o Caminho Burle Marx da área da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que, anos atrás, abrigou o Direto do Campo.

No momento

A obra foi iniciada na semana passada e, no momento, está sendo feito o nivelamento do pavimento em paver e a troca do meio-fio, bem como a limpeza geral e a capina do petit pavê. Estão sendo executadas através dos contratos de manutenção da Prefeitura e têm prazo até o final deste mês para serem concluídas.