25/10/2022 - SMTTDE - Turismo
Florianópolis espera a temporada mais movimentada da década
Lançamento da programação da operação Verão Floripa 2022/2023 foi realizado nesta terça-feira (25)

foto/divulgação: Cristiano Andujar/ PMF

Florianópolis espera a temporada mais movimentada da década

 

A Capital está se preparando para a retomada de uma temporada de verão histórica, com todos os serviço e festas normalizados após um período de duas temporadas com restrições. Na manhã desta terça-feira (25), a Prefeitura de Florianópolis apresentou a operação de ampliação e criação de serviços especiais e eventos que serão realizados no período de novembro de 2022 a março de 2023, nomeada de Verão Floripa. 
Algumas novidades foram apresentadas em relação às duas últimas temporadas, como a volta da realização do carnaval, eventos especiais por conta da Copa do Mundo, e novas atrações turísticas. 
O prefeito Topázio Neto reforça a importância da cidade se preparar para a temporada, que promete ser a maior da década.
“Precisamos nos preparar para a temporada não só pensando nos turistas, mas também nos moradores, em quem vai atender quem vem de fora e quem vai aproveitar o verão aqui”, completou. 

Grandes eventos

Copa do Mundo - A Prefeitura irá promover e apoiar eventos relacionados à competição que serão realizados em cartões postais da cidade, como o Mercado Público e a Beira-mar Norte. 

Natal - A partir do dia 24 de Novembro, quando será lançada a programação de Natal, haverão desfiles na Praça XV e Ponte Hercílio Luz, Camerata de Natal, comemoração nos bairros e outras atrações. 
Réveillon - A prefeitura vai promover queima de fogos com show pirotécnico na Beira-mar Norte. Mais detalhes da programação será divulgado no próximo mês. 
Carnaval - Após dois anos sem promover a festa na cidade, a prefeitura volta a organizar e apoiar o carnaval, que terá chamada pública de apoio a blocos e ambulantes, gerando oportunidade de renda, além de voltar com a realização do desfile na Passarela Nego Quirido. 
Turismo

Estrutura - O setor está se preparando para receber um maior número de turistas em relação aos últimos anos, então ampliará a estrutura das praias com 40 chuveiros gratuitos e mais de 200 banheiros nas orlas das praias. Também retomará o projeto Dax um Banho, que auxilia pessoas com deficiência a curtirem um banho de mar. Essa iniciativa acontece em parceria com o programa Porta a Porta, que busca PCDs na porta de casa para compromissos e lazer. 
Rotas diretas de voos - O Floripa Airport vem apresentando frequentemente novas rotas diretas de voos para Florianópolis, tanto com destinos nacionais como internacionais. Serão 26 rotas de voos diretos funcionando na temporada, sendo 19 com outros estados e 7 com outros países, todos da América do Sul. 
Novidades - Dentre as novidades que a Secretaria de Turismo da Prefeitura apresentou, estão o Catamarã, que terá capacidade para 400 pessoas, e o lançamento de um aplicativo de Realidade Aumentada que ajudará turistas a conhecer mais sobre pontos importantes da cidade. 
Serviços

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, está preparando a implantação de novos serviços e continuidade de outros, entre eles: 
- Capacitação dos vendedores ambulantes
- Implantação de quiosques nas praias 
- Operação Floripa Legal, que em parceria com outros órgãos fiscaliza a atuação de vendedores ambulantes 
- Implantação de quatro “praias modelos”, com equipamentos, vendedores, serviços, segurança e coleta de resíduos
- Reforço de 60 novos profissionais para auxiliarem na fiscalização dos ambulantes 
- Regramento de instalação de mesas na praia por parte dos estabelecimentos 

Novas vagas de vendedores ambulantes - A Prefeitura irá mais do que dobrar o número de alvarás disponibilizados para os vendedores ambulantes da Capital. Os atuais 598 terão opção de serem renovados e, além desses, mais 750 vagas serão abertas para o próximo sorteio, que será realizado em novembro.
Infraestrutura 

Grandes obras
- Avenida das Rendeiras - finalização das pistas e ciclovia 
- SC-403 - conclusão das pistas até o Natal 
- SC-406 - conclusão das pistas até o Natal 
- Engordamento da Praia dos Ingleses - entrega da obra até janeiro 
- Calçadão de Ponta das Canas - conclusão da revitalização 
- Avenida das Raias, Jurerê - conclusão da revitalização 
Ações de manutenção

- Recuperação de decks de acesso às praias 
- Recuperação dos pontos de contemplação e atrativos 
- Manutenção da iluminação pública das praias (Cosip) 

Mobilidade 
Sinalização - Reforços nos locais exclusivos de estacionamento de veículos de turismo (Alfândega, Joaquina, Santo Antônio de Lisboa, Ponte Hercílio Luz)
Fiscalização - Ônibus de turismo, vans, táxis e transporte regular, bem como dos guias de turismo irregulares
Reforço linhas do transporte coletivo - haverá ampliação de horários e linhas de ônibus convencionais e executivos, especialmente em rotas de praia
Estrutura - Estacionamento de veículos de turismo em Canasvieiras e Ingleses
Educação

O Educar no Verão, projeto da Secretaria de Educação para atendimento de crianças da Rede Municipal de Ensino durante as férias escolares irá funcionar, com oito unidades abertas, em todas as regiões da cidade, no mês de janeiro. 
Centro
Neim Almirante Lucas Alexandre Boiteux
Neim Waldemar da Silva Filho
Continente
Neim Nagib Jabor
Leste
Neim Vila Cachoeira 
Neim São João Batista 
Norte
Neim Gentil Mathias da Silva
Neim Doralice Teodora Bastos
Sul
Neim Maria Nair da Silva 
Saúde

Ampliação de horários dos Centros de Saúde de dezembro a fevereiro
- CS Ingleses - até 22h e aos finais de semana 
- CS Canasvieiras - até 22h e aos finais de semana 
UPA’s Norte e Sul - atendimento intensificado 
Combate à dengue - atuação de fiscalização intensificada 
Meio Ambiente

Contratação de temporários a partir de 15 de dezembro
- 64 novos garis 
- 125 novos coletores
- 55 novos motoristas 
Outras ações

- Coleta de resíduos: ampliação para 6x por semana em balneários 
- Coleta seletiva: ampliação para 3x por semana em balneários 
- Reforço na limpeza de praias 
- Embelezamento de rótulas e entradas de balneários (Floram)