25/10/2022 - SME - Educação
Secretaria de Educação de Florianópolis realiza Projeto Biblioteca em Expedições: diferentes narrativas literárias
A iniciativa tem como objetivo ampliar o repertório cultural de estudantes da rede municipal

foto/divulgação: Arquivo SME

A iniciativa tem como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes, permitindo que entrem em contato com múltiplas linguagens em diferentes proposições de diversas narrativas.

 

A Secretaria Municipal de Educação e a produtora Marte Cultural  estão realizando o \"Projeto biblioteca em expedições: diferentes narrativas literárias\". 
 
A iniciativa tem como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes, permitindo que entrem em contato com múltiplas linguagens com diversas narrativas. 
 
As atividades que estão sendo desenvolvidas nas unidades educativas são:  o espetáculo  \"A Pereira da Dona Miséria\", \"Você é o Circo! \" da Cia Circus Fever, “Sessões Animadas” de cinema no shopping Vila Romana, e oficinas do projeto “We Light Floripa”. 
 
As ações estão ocorrendo desde Setembro e tem data prevista para terminar em Novembro. 
 
“Esta parceria com os fazedores e fazedoras de cultura oportuniza aos estudantes e crianças o acesso a literatura e suas diferentes narrativas artísticas de forma lúdica” relata o secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira.
 
 

O espetáculo

 
 
Em um show de 40 minutos na unidade educativa indicada no cronograma do projeto, a dupla Cantos da Carochinha narra contos cheios de musicalidade e bom humor, transformando de um jeitinho bem brasileiro histórias populares da cultura espanhola. 
 
O show “A Pereira da Dona Miséria” traz como protagonista a Dona Miséria, com um enredo de arrancar risadas da garotada com personagens cheios de personalidades. 
 
O projeto visa realizar a apresentação da história de forma diferente, somando cantigas, bonecos, personagens, teatro, cinema e contação de histórias.
 
 

Circo 

 

 

Em espaços acolhedores, preparado com carinho nas escolas e núcleos de educação Infantil, A Cia. Circus Fever apresenta o espetáculo: \"Você é o Circo\". 
 
 
Sob o comando do palhaço Leleco, a plateia é convidada a participar de diversos números circenses, onde o público é protagonista, espectador e ator. 
 
 
 

Sessões animadas

     

                    

No escurinho do cinema do Shopping Vila Romana, que fica localizado no bairro Santa Mônica, crianças de 17 EBMs e 10 NEIMs terão acesso ao universo do cinematografico através de uma experiência lúdica.
 
Divididos em 4 grupos, a garotada do ensino fundamental irão ver o filme “Lightyear”. 
 
Enquanto os pequenos do ensino infantil serão divididos em 2 grupos para  assistirem à animação “Raya e o Último Dragão” 

 

 
We Light Floripa

 

 

Este projeto é composto pelas oficinas de Projeção Mapeada e Light Paint.
 
 
A primeira, será realizada nas EBMs Escola do Futuro Tapera, Dilma Lúcia dos Santos, Maria Conceição Nunes, Lupércio Berlamido da Silva e Zulma Freitas de Souza. E a segunda nas escolas básicas municipais Almirante Carvalhal e  Beatriz de Souza Brito.
 
 
Participarão das atividades, em turnos diferentes, duas turmas de cada uma das unidades educativas para que a atividade seja qualificada.
 
 
Os estudantes que fizerem a oficina de Projeção Mapeada receberão uma explicação sobre cinema, projeção, mapping de edifícios e a apresentação do prédio que será utilizado. Na parte prática, os grupos irão produzir desenhos a partir do tema: \"Como será o natal daqui a 100 anos\", que serão compiladas em um vídeo e projetadas em um edifício da praça XV, nas noites de 25 e 26/11.
 
 
 
Já na  Light Paint (Desenho de luz), eles terão uma aula envolvendo os princípios básicos de fotografia, como luz e exposição e apresentação de exemplos de Lightpaint. Na parte prática, a garotada é convidada para se divertir produzindo seus próprios \"desenhos de luz”. 
 
 
Para mais informações do We Light Floripa  acesse:  www.marte.art.br/welight/
 


galeria de imagens