17/11/2022 - SME - Educação
Educação da Capital promove Techday para mais de 500 estudantes
Nesta sexta-feira, serão oferecidas aos participantes 22 oficinas para aprendizagens por meio de recursos midiáticos e dispositivos digitais

foto/divulgação: Arquivo SME

Educação da Capital promove Techday para mais de 500 estudantes

 

Nesta sexta-feira (18), a Escola Básica Municipal de Florianópolis Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, sediará o “ Techday na Escola”. O evento busca possibilitar aos estudantes da rede de ensino da Prefeitura a experimentação de colocar a “mão na massa”, através de oficinas maker com tecnologias. 
Ministradas por professores de tecnologias educacionais da Secretaria de Educação da Capital e de instituições parceiras, serão oferecidas 22 oficinas para mais de 500 estudantes. 
 
 
Além disso, haverá o Festival de Robótica. O Techday ocorrerá das 9h30 às 16 horas.   
 
 
A diretora de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Raquel Valduga, reforça que a iniciativa visa repensar metodologias pedagógicas na sala de aula e em diferentes espaços educativos que impulsionam novas possibilidades de aprendizagem por meio de recursos midiáticos e dispositivos digitais.
 
 
 
Conforme a chefe do Departamento de Tecnologias Educacionais da SME, Iracema Munarim, as oficinas envolverão muita experimentação interdisciplinar, como reflexões sobre o mundo atual, cidades inteligentes, ciberbullying, propriedade intelectual, meio ambiente, meios de comunicação, programação e robótica educacional. 
 
 
O Festival de Robótica Techday contemplará estudantes de unidades diferentes para montagem e experimentação com os kits de robótica já disponíveis nas unidades de ensino. Desafiará os participantes a criarem e programarem em blocos numa dinâmica divertida e de muita aprendizagem. 
Dessa forma, assinala o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, haverá a promoção do diálogo, cooperação, interação, criticidade, autoria e autonomia na divulgação de saberes no ensino fundamental através da apropriação das tecnologias digitais.
 
 
Quem visitar o Techday terá a oportunidade de acompanhar a Mostra de Trabalhos desenvolvidos por estudantes durante o ano letivo. Haverá também o lançamento dos 190 livros digitais que foram elaborados com a coordenação da professora Erica de Oliveira Gonçalves da Escola Básica Municipal Batista Pereira. 
 
 
 
O projeto da educadora foi desenvolvido durante as aulas fixas de tecnologia educacional com oito turmas do terceiro, quarto e quinto ano. 
 
 
As crianças foram orientadas a criarem suas próprias histórias, personagens e cenários. Para edição do livro utilizaram uma plataforma chamada estante mágica.  “Aos poucos as obras foram sendo e eu fui auxiliando a garotada editando todo o material para sistematizar e organizar a estrutura final”, explicou Erica.
 
 
São parceiros da Prefeitura no evento o IFSC (mecânica e elétrica), IFMAKER – IFSC, ESAG KIDS, Curso de Design da UFSC e Conselho Estadual de Combate à Pirataria.
 
 
UNIDADES EDUCATIVAS PARTICIPANTES DO TECHDAY
 
 
EBM Lupércio Belarmino da Silva -  Caieira da Barra do Sul
EBM Costa de Dentro - Costa de Dentro
EBM Beatriz de Souza Brito - Pantanal
EBM Albertina Madalena Dias - Vargem Grande
EBM Tapera (escola do futuro) - Tapera
EBM Osmar Cunha - Canasvieiras/Ratones
EBM Almirante Carvalhal - Coqueiros
EBM Costa da Lagoa - Costa da Lagoa 
EBM Batista Pereira - Alto Ribeirão
EBM José Amaro Cordeiro - Morro das pedras
EBM Dilma Lúcia dos Santos - Amação Pântano do Sul
EBM Maria Conceição Nunes - Rio Vermelho 
EBM Acácio Garibaldi São Thiago - Barra da Lagoa 
EBM Donícia Maria da Costa - Saco Grande 
EBM Henrique Veras - Lagoa da Conceição
EBM João Gonçalves Pinheiro - Rio Tavares
EBM Luiz Cândido da Luz - Vargem do Bom Jesus 
EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino - Ingleses
Polos da EJA- Educação de Jovens, Adultos e Idosos
 
 
SERVIÇO
 
O quê: TechDay na Escola
Quando: sexta-feira, dia 18 de novembro
Horário: 9h30 às 16h
Local: Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito
Endereço: Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 600, bairro Pantanal.


galeria de imagens