30/11/2022 - SME - Educação
Escola do Futuro de Florianópolis possui criação de abelha sem ferrão
O projeto ocorre na unidade educativa municipal Osvaldo Machado

foto/divulgação: Arquivo SME

Escola do Futuro de Florianópolis possui criação de abelha sem ferrão

A Escola do Futuro Osvaldo Machado, da Prefeitura de Florianópolis, está desenvolvendo o projeto Abelha sem Ferrão (ASF). A unidade educativa adquiriu uma colmeia de Mandaçaia.  Essas abelhas são extremamente mansas, que no máximo apresentam o comportamento defensivo de voar sobre as pessoas, esbarrando na pele, mas raramente beliscam. 
 
Os insetos ajudaram na polinização das plantas do Bairro Pontas das Canas e  despertaram a curiosidade e o interesse dos estudantes e familiares. Os insetos produzem o tradicional mel, liquido bem doce de cor marrom e amarelo; a  própolis, substancia elaborada através da coleta de resinas de diferentes vegetais e plantas; e a cera, produzida pelas glândulas das abelhas operárias. 
 
O ensino e aprendizagem foi enriquecido com conceitos de ciências, a exemplo de  volume do favo de cria (para construção de ninhos) e pote de mel, variação da temperatura do interior e massa da caixa da colmeia e  polinização das plantas.
 
A colmeia está produzindo mel e a comunidade escolar já está experimentando este saboroso e nutritivo alimento. 
Conforme a professora de Ciências, Mônica Beatriz Moretti, a escola planeja para o ano que vem um curso, para a comunidade, de meliponicultura. Isto é, de criação de abelhas sem ferrão. 
 
Os insetos polinizadores são essenciais para a reprodução das plantas e agentes vitais para a sobrevivência da vida do planeta, alerta a professora. “Oitenta por cento da  polinização das plantas é feita pelas abelhas”, conclui.  
Mandaçaia é uma abelha da tribo Meliponini. A espécie mede de 10 mm a 11 mm de comprimento com o corpo mais robusto e volumoso que o das abelhas comuns do gênero Apis, tendo a cabeça e tórax pretos, abdômen com faixas amarelas e asas ferrugíneas. Constrói seus ninhos dentro de cavidades existentes nos troncos ou galhos das árvores.
 
Também é conhecida pelos nomes de amanaçaí, amanaçaia, manaçaia e mandaçaia-grande.


galeria de imagens