02/12/2022 - SMTTDE - Turismo
Energia do Natal: Prefeitura fará abertura na segunda-feira (5)
Evento terá acendimento das luzes do Centro Leste, Papai Noel e apresentações

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Palco ficará localizado no Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público

O Largo da Alfândega será palco para a abertura do Natal em Florianópolis. No dia 5 de dezembro, a partir das 19h, a Prefeitura irá promover o Show Energia do Natal, que terá palco com apresentações, acendimento das luzes pelo Prefeito e chegada do Papai Noel para receber a chave da cidade.
 
O palco ficará localizado no Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público, de frente para a árvore de Natal que será acesa junto às outras luzes do Centro Leste, como as ruas próximas e entorno da Praça XV. 
Das 19h às 21h, o público poderá aproveitar as apresentações do Fantasy Group e Banda Amor e Arte, acompanhar a chegada do Bom Velhinho, além de ver a nova decoração e passar na Feira de Natal, feirinha de artesanato que estará na Praça Fernando Machado, ao lado do Largo. 
Em 2021, a abertura do Natal recebeu um público de 2500 pessoas, e neste ano a Prefeitura espera pelo mesmo. 
Durante o mês outras atrações serão realizadas, como as paradas de Natal na Ponte Hercílio Luz e Praça XV, dias 17 e 20 de dezembro respectivamente, apresentações nos bairros do dia 6 a 23 de dezembro, e ainda o show Camerata Queen, patrocinado pela Engie, no Bolsão do Trapiche da Beira Mar, finalizando a programação no dia 22 de dezembro.
Pedal dos Pedais
Em sua sétima edição, será realizado neste ano junto à abertura do Natal, o Pedal dos Pedais, evento que reúne ciclistas profissionais e amadores para fazer um circuito pelo Centro com suas bicicletas enfeitadas e em prol da doação de presentes para crianças em vulnerabilidade social. 
O pedal terá concentração às 19h no Largo da Alfândega e iniciará o percurso logo após o acendimento das luzes. Saindo do Largo, os ciclistas passarão pela Avenida Paulo Fontes, Beira-mar Norte, Mauro Ramos, Hercílio Luz, João Pinto, e completarão o trajeto com uma foto no Largo da Catedral. 
Para participar do Pedal dos Pedais não é necessário se inscrever, a organização pede apenas que um brinquedo novo seja doado. As doações serão entregues para a Fundação Somar Floripa, que reverte para instituições parceiras. 
Os pontos de entrega dos brinquedos são: 
- Della Bikes:  Rua Juvêncio Costa, nº 269 - Trindade, Florianópolis
- Kaiser Bike Center: Esquina da Rua Luiz Fagundes e Rua Antônio Joaquim Domingues, nº 225 - Sala 2 - Praia Comprida, São José