08/12/2022 - SME - Educação
Nova sede do Bairro Educador é inaugurado em Florianópolis
Desta vez, a região sul da Ilha de Santa Catarina foi contemplada com o programa, da Secretaria Municipal de Educação, no Campeche

foto/divulgação: Antônio Prado

Oficina de Surf é a mais requisitada por pessoas de todas as idades

A inauguração da sede do Campeche ocorreu nesta quarta-feira (7) e reuniu a comunidade local com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e o Superintendente do Programa Bairro Educador, Bruno Becker, para apresentar as diversas oficinas que são ofertadas aos estudantes que possuem seis anos ou mais.
Entre as formações que são ofertadas na sede localizada na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, estão: Boi de Mamão, Surf, Skate, Pedagógica, Artesanato, Basquete 3x3, Violão, Percussão e Sopro. No total, já estão matriculadas mais de 150 crianças e adultos e 180 pessoas se encontram na fila de espera.
A oficina de Surf é a mais requisitada por pessoas de todas as idades, é ministrada pelo professor Jussemir Junior (42), um atleta amador da modalidade há 35 anos. Kokinho, como é conhecido desde pequeno, busca por meio do Bairro Educador passar um pouco da sua experiência aos novos surfistas.
“Tenho alunos de 6 a 40 anos que nunca tinham subido numa prancha e hoje não perdem uma aula. Ficam ligados todo dia na previsão do tempo para saber se vai dar onda. Se o tempo está fechado eles já vão direto para sede realizar atividades teóricas. Pra mim é muito gratificante poder ensinar esse esporte que eu amo e que se tornou minha cultura de vida”, afirmou o professor.
Um dos estudantes de Kokinho, o Felipe Haiala (13), mora no bairro com sua família há seis anos, mas é natural do Rio de Janeiro e sempre teve vontade de aprender a surfar. “Minha mãe soube do Programa lá no grupo de pais da minha escola. Ela foi na sede e inscreveu eu e minha irmã Gabriela, de 11 anos. Comecei a oficina no início de setembro e até hoje não tive nenhuma falta. O mais importante pra mim no programa é que ele dá oportunidade pra quem não tem dinheiro pra fazer uma aula particular”, ressaltou.
O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira lembra que ainda há vagas disponíveis para as oficinas pedagógica, de skate e artesanato. “Aqueles que quiserem se inscrever, apenas precisam comparecer até a sede e escolher o que gostariam de aprender com os nossos excelentes profissionais”, explica o secretário.
Bruno Becker, superintendente do Programa, comenta que todos os inscritos, além de terem a oportunidade de aprimorar e desenvolver seus talentos, também receberão o uniforme do Bairro Educador e refeições no local que realizam suas atividades.
A Prefeitura implantou sedes em 12 localidades da Capital, sendo elas distribuídas pelo Continente, Centro, Norte, Sul e Leste da Ilha. Com um total de 1.941 integrantes.
Todos endereços podem ser encontrados no site oficial da Secretaria de Educação de Florianópolis: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=bairros+educadores&menu=14&submenuid=2445
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola de Esporte Cidadã.
Dias e Horários de funcionamento das oficinas:
- Pedagógica: Segunda a sexta-feira – 8h às 9h30 e 13h30 às 15h
- Surf: Terça e quinta-feira – 9h às 11h15 e 14h à 16h15