13/12/2022 - SMPMA - Pesca e Maricultura
Do mar à mesa: Lei dos Pescados agora está regulamentada
No dia 06 de dezembro foi assinada pelo prefeito Topázio Neto a regulamentação da Lei Municipal 10.728, de 26/06/2020, que autoriza os restaurantes do município de Florianópolis e estabelecimentos congêneres a obter pescado fresco diretamente dos pescadores artesanais e aquicultores.

foto/divulgação: pmf

pmf

O Decreto 24.444 de 22 de novembro de 2022 que regulamenta a lei é um avanço no que se refere à comercialização de produtos de origem animal por restaurantes dentro do município de Florianópolis, que tem como premissa a garantia em ofertar produtos com qualidade e seguros para a população.
O Serviço de Inspeção Municipal, que é vinculado
à Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura, já vem fazendo um excelente trabalho nas 60 empresas registradas no SIM e não será diferente com o registro dos restaurantes, que de forma simplificada vai oportunizar seu relacionamento com o órgão.
Alguns requisitos relativos à estrutura física e aos procedimentos higienicossanitários dos estabelecimentos estão bem
explicitados no decreto que foi publicado na última terça-feira, dia 06/12, no diário oficial. Mas vale lembrar que o pescado fresco deve ser usado exclusivamente como matéria-prima ou ingrediente na elaboração de pratos servidos pelo próprio restaurante.
Florianópolis está na vanguarda no que se refere à regulamentação de uma lei tão importante para toda a cadeia de alimentos, não só por garantir nossa cultura do pescado fresco, mas também por possibilitar aos restaurantes manter a qualidade dos produtos ao
comprar matéria-prima diretamente dos pescadores artesanais.