16/12/2022 - SMMA - Meio Ambiente
Prefeitura hasteia Bandeira Azul e inicia coleta de recicláveis secos na Lagoa do Peri

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Selo Bandeira Azul é um prêmio global concedido a praias, marinas e embarcações de turismo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), realizou nesta quinta-feira (15)  a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. No evento também foi dado início a coleta de resíduos secos no local que serão encaminhados para a reciclagem.
O selo Bandeira Azul é um prêmio global concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para receber o reconhecimento, são analisados critérios de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Essa é a 7ª vez que a Praia da Lagoa do Peri recebe o selo da Bandeira Azul.
“Com muito orgulho novamente estamos hasteando a Bandeira Azul na Lagoa do Peri. O selo é reflexo do trabalho de preservação realizado aqui pelo município e com apoio dos frequentadores do local. A Praia da Lagoa do Peri está preparada para atender à demanda de moradores e turistas e conta com estrutura adequada para incentivar a consciência ambiental. O início da coleta seletiva aqui vem para acrescentar o trabalho de sustentabilidade que é realizado”, afirma o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Durante o evento de hasteamento da Bandeira Azul, também foi dado início a coleta de resíduos secos na Lagoa do Peri. Foram instalados contentores para recicláveis secos como embalagens e utensílios de papel, papelão, metal, vidro, plástico e isopor. O material recolhido será levado para reciclagem.
Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri (MONA Peri) é uma Unidade de Conservação Municipal rica em fauna e flora.  A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha.
O MONA da Lagoa do Peri possui uma superfície de 42.744.272,00 m2, incluído o espelho d’água da lagoa que leva o nome da Unidade de Conservação. A Lagoa do Peri é considerada o maior manancial de água potável da Ilha de Santa Catarina. Assim como é considerada a maior lagoa doce do litoral catarinense, com uma área de 5,2 km2, sendo abastecida pelo manancial hídrico da Bacia da Lagoa do Peri.  Atualmente parte da população da Ilha de Santa Catarina, compreendendo o Sul da Ilha, recebe águas provenientes da Lagoa do Peri.
O local é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. A área é habitat de espécies como Quati, Cutia, Gambá-de-orelha-preta, tamanduá-mirim e até ameaçadas como a Lontra-neotropical e a Gralha-azul.
A área em volta da lagoa tem mata e trilhas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. As caminhadas ecológicas, em alguns casos, são realizadas com acompanhamento.  Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há parque infantil com área arborizada. Passeio de barco, caiaque e outras embarcações não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.