26/01/2023 - SME - Educação
Prefeitura de Florianópolis entrega livros infantis no Educar no Verão
As oito unidades participantes do programa estão sendo contempladas com obras de escritores infanto-juvenis brasileiros

foto/divulgação: Arquivo SME

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS ENTREGA LIVROS INFANTIS NO EDUCAR NO VERÃO

A Secretaria Municipal de Educação da Capital (SME) está distribuindo as coleções “Baby Zoo” e “Fábulas para Brincar”, de escritores infantis brasileiros, para as crianças participantes do Educar no Verão. O próprio titular da SME, Maurício Fernandes Pereira, que visita todas as oito unidades do programa semanalmente, é quem faz a entrega do material.

Uma das creches que já recebeu as obras foi o Núcleo de Educação Infantil Municipal São João Batista, localizado no Rio Vermelho, que tem 67 crianças, de 4 a 6 anos de idade, inscritas no programa de apoio aos pais e responsáveis durante o recesso escolar.

A professora Evelini Brasil, conhecida na unidade como Mana, conta que os pequenos ficaram entusiasmados com a visita do professor Maurício e com o presente que receberam. “A garotada não perdeu tempo em folhear as páginas coloridas.”

A educadora fez a leitura de um dos 10 contos da coleção “Baby Zoo”, dos autores Pedro Bandeira e Moacir Rodrigues, “Baby João-de-Barro”, sobre a história do animalzinho que viu um lenhador cortar a árvore onde ficava sua casa, que acabou caindo em cima de um carrinho, fazendo o João-de-Barro se tornar João-do-Carro.

A coleção de 12 livros, “Fábulas para Brincar” - dos mesmos autores, fala das aventuras dos bichinhos com histórias curtas, ilustradas e com uma moral, assim como ao final do livro as crianças encontram atividades que estimulam a vontade de conhecer as letras e a escrita.

A professora e coordenadora, Sandra Natália da Silva, frisa a importância da leitura na Educação Infantil, pois as histórias alimentam o imaginário infantil, além de ampliar o vocabulário e o repertório cultural dos pequenos.

Com os livros, além da contação de histórias, os educadores poderão explorar propostas envolvendo as linguagens visuais, corporal, sonora e as relações com a natureza com todos os pequenos durante o programa e também durante todo o ano letivo na unidade.

“Os livros entregues pelo secretário Maurício serão muito bem utilizados e irão enriquecer muito mais as propostas desenvolvidas no Educar no Verão”, comenta Sandra da Silva.

As unidades participantes do programa neste ano, 2023, são os NEIMs Almirante Lucas Alexandre Boiteux (Centro), Waldemar da Silva Filho (Trindade), Vila Cachoeira (Saco Grande), São João Batista (Rio Vermelho), Gentil Mathias da Silva (Ingleses), Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras), Anirson Antônio das Chagas (Rio Tavares) e Nagib Jabor (Capoeiras).