14/02/2023 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura de Florianópolis inicia obras do primeiro Skate Park do Continente
Essa estrutura desportiva será construída no atual Parque do Abraão. Vai contar com a maior pista de skate bowl/park da cidade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura de Florianópolis inicia obras do primeiro Skate Park do Continente

A Prefeitura de Florianópolis iniciou a  transformação do Parque do Abraão no primeiro Skate Park do Continente. Essa nova estrutura desportiva vai contar com a maior pista de skate bowl/park da cidade. As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

O atual Parque do Abraão é o segundo de maior extensão da região, atrás apenas do Parque de Coqueiros, e o novo Skate Park da Capital promete ser o principal reduto dos praticantes da recente modalidade olímpica, de iniciantes até atletas profissionais, do Continente.

Serão construídas ali duas pistas de skate, uma park/bowl de 1.355,90 m2, e uma street, de 744,90 m2, com arquibancada. Sendo que essa pista de skate park/bowl terá tamanho superior à maior existente em Florianópolis, atualmente, localizada no Skate Park da Costeira do Pirajubaé, na Ilha, de 1.144 m2.

Já a pista de skate street do Abraão, embora venha a ser maior do que a que se sobressai, hoje em dia, na Beira-Mar Continental, não será a de mais destaque do tipo da cidade. Afinal, uma ainda maior está em construção na área verde de 4,6 mil m2 da Praça Jornalista Gustavo de Lacerda, na Trindade, que também será transformada em Skate Park. Ela fica no entroncamento entre a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes e a Rua Osmarino de Deus Cardoso, bem em frente ao Villa Romana Shopping. Essa pista terá 2.068,40 m2, de modo que será a maior pista de skate da cidade, em termos gerais.

O Skate Park do Abraão vai atender às normas e especificações da Confederação Brasileira de Skate para a realização de campeonatos nacionais e internacionais, tal como o Skate Park da Costeira do Pirajubaé. E, neste sentido, houve contribuições de peso. Os campeões de skate olímpico e mundial Pedro Barros, que é natural e reside em Florianópolis, e brasileiro, Cezar Gordo, colaboraram nas concepções das pistas de skate park/bowl e street, sucessivamente, projetadas pela Prosul.

Detalhes das pistas são estratégicos: o design curvo (mesmo da street) harmoniza com a paisagem, e o concreto, permeado por áreas verdes e taludes gramados, a fim de minimizar o impacto visual dos volumes elevados.

Também são novidades da revitalização do Parque do Abraão as áreas de quiosques para alimentação e de estar, um petplace e estacionamento com 93 vagas. “Essas áreas  integram-se às pistas de skate e à paisagem dando suporte a todos os usuários do parque e proporcionando maior conveniência, comodidade e acessibilidade”, observa o secretário de Transportes e Infraestrutura, Valter Gallina.

Da estrutura atual do Parque do Abraão, será mantida a pista de caminhada, o playground, o campo de futebol, a academia e a horta comunitária, nem tudo, porém, no mesmo lugar, e alguns equipamentos vão receber melhorias. A pista em questão, atualmente em terreno natural, passará a contar com piso em concreto com definições para ciclovia, além de caminhada, e a horta, será ampliada.

As obras, que têm prazo de oito meses para ficarem prontas, estão sendo feitas pela Hefer Construções Civil Ltda. - EPP, num investimento de R$ 4.692.057,30.

No Abraão, no momento, ocorre a preparação do terreno para fundação das duas pistas de skate, paralelamente. Antes disso, o lado que dá para a Rua João Meirelles foi fechado com tapumes e feitos os serviços de drenagem previstos no projeto, bem como a limpeza para retirada de entulho da área total de 17.888 m2 do parque.