15/02/2023 - SMI - Infraestrutura
Praça da Praia do Meio, em Coqueiros, ganha revitalização
Espaço de lazer à beira-mar que homenageia o ex-governador José Boabaid terá elementos históricos valorizados pela Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Praça da Praia do Meio, em Coqueiros, ganha revitalização

A Prefeitura de Florianópolis começou a revitalização de mais um espaço de lazer à beira-mar em Coqueiros, no Continente. Desta vez, a contemplada é a Praça Governador José Boabaid, na praia do Meio. Ela fica na Rua Desembargador Pedro Silva, no coração do bairro, e terá elementos históricos valorizados. As obras são conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

Um mirante de contemplação do mar e as ruínas de uma antiga construção de salga de pescados marcam a história do lugar.

O mirante será totalmente reconstruído e vai ganhar novo deck, dois pergolados, bancos e guarda-corpo. Além do que, o passeio interno que o interliga à praça em si terá o petit pavê não tombado substituído por paver (blocos de concreto intertravados) e também será estruturado com dois pergolados, bancos, mesas de jogos e lixeiras. Já as ruínas da antiga construção de salga de pescados receberá um tótem informativo.

No espaço de lazer, que tem área total de 9.312,61 m2, ainda serão implantadas três quadras de esportes (uma de futebol de areia, uma de vôlei de praia e uma de beach tennis), academia ao ar livre, pet place e deck para acesso à praia; revitalizados o playground e a trilha; recuperadas as calçadas do entorno da praça que encontram-se danificadas (as quais passarão a contar com acessibilidade), e retirado entulho. E mais: o local será realçado com paisagismo e nova iluminação.

Serviços em andamento

Depois do fechamento da praça com tapumes, a administração municipal deu seguimento ao trabalho de retirada do petit pavê, de drenagem da área do campo existente e de remodelação dos meios-fios dos canteiros.

Ao todo, as obras a serem executadas pela Litoral Engenharia e Construções Eireli – EPP pelo prazo de seis meses representam um investimento de R$ 2.995.289,11.

“A região de Coqueiros nunca em tempo algum recebeu tantos investimentos, simultaneamente. Isso mostra o reconhecimento da atual gestão para com esta importante área do Continente”, destaca o secretário de Transportes e Infraestrutura, Valter Gallina. Afinal, no momento, a Prefeitura de Florianópolis também revitaliza a orla e o Parque de Coqueiros, e transforma o Parque do Abraão no primeiro Skate Park do Continente.