17/02/2023 - SMSP - Segurança
Inteligência da Prefeitura flagra cobrança por consumação mínima em praias de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/PMF

três estabelecimentos são interditados por cobrança de consumação miníma

Três estabelecimentos de praia, 2 em Jurerê e 1 em Ingleses, foram interditados na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, depois que o setor de inteligência da Secretaria de Ordem Pública de Florianópolis flagrou atendentes cobrando consumação mínima para o cliente utilizar mesa ou cadeira na faixa de areia da praia. Conforme o município já divulgou, inclusive com vídeo do prefeito Topázio Neto no início do verão, estabelecimentos podem utilizar a faixa de areia para colação de mesa e cadeira, mas não podem atrapalhar o banhista e nem cobrar pela utilização.

Nas últimas semanas, a fiscalização da prefeitura, com agentes disfarçados, visitaram 13 estabelecimentos que utilizam a faixa de areia para atender clientes. Destes, apenas 3 estavam cobrando por consumação mínima. Em um dos casos, o atendente estabeleceu o valor de R$ 1500 para o cliente poder utilizar uma espécie de “camarote” que fica na faixa de areia da praia. Em vídeo divulgado nesta terça-feira, o prefeito Topázio Neto frisou que a faixa de areia é pública e que quando o bom senso não prevalecer, o rigor da lei será aplicado.