24/02/2023 - SME - Educação
“Ladrilhando com mosaico” aproveita materiais descartáveis para produzir arte
Projeto da Secretaria de Educação de Florianópolis é desenvolvido em escolas e creches municipais

foto/divulgação: Arquivo SME

“Ladrilhando com mosaico” aproveita materiais descartáveis para produzir arte

Você já parou para pensar no que é arte? A pergunta pode ser simples, mas a resposta é complexa. Ligada aos sentimentos e individualidades, é possível criar uma obra com quase tudo, até mesmo com materiais descartáveis. Prova disso são os mosaicos desenvolvidos pela Divisão de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

No “Ladrilhando com Mosaico” são produzidas artes  decorativas  a partir de objetos e itens descartáveis, com  objetivo de incentivar as práticas sustentáveis.  Quem toca essa ideia é Satiro dos Santos Filho, conhecido como Mestre Baleia,  que exerceu a profissão de gari por 20 anos. Entre os anos de 2012 e 2017, começou a trabalhar na rede municipal em atividades de contraturno, ensinando mais de mil crianças da rede municipal de ensino de Florianópolis a transformar lixo em arte.

Agora Mestre Baleia, 56 anos de idade, na  Divisão de Projetos Especiais,  tem como uma das suas funções integrar  estudantes, professores e pais no reaproveitamento de materiais para a elaboração da identificação das unidades escolares.  Utilizando principalmente pedaços de azulejos, já concebeu esse tipo de arte para a Escola do Futuro Tapera e Núcleo de Educação Infantil Celso Ramos, na Prainha.

Na Escola Básica Municipal  Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé,  foi mais arrojado. Numa parceria com Luciano Martins, preencheu uma pintura do artista que mostra um pescador, seu anzol, um peixe, crianças e livro. Tudo muito colorido com as cores amarelo, azul, laranja, preto, branco, marrom.  Atualmente desenvolve o seu talento no Neim  Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras.

Nascido em 11 de abril de 1966, na capital catarinense, é casado com Rose Nascimento dos Santos há 37 anos. Com a companheira tem os filhos Simone, Mônica, Priscilla, Jéssica e Mateus.