27/02/2023 - SMMA - Saneamento
83% de condomínios fiscalizados no Novo Campeche estão com estação de tratamento de esgoto ineficiente

foto/divulgação: Pedro Perez/PMF

A fiscalização ainda aguarda o resultado laboratorial de mais 10 condomínios

Dos 18 condomínios analisados no Novo Campeche pela força-tarefa do Pacto pelo Saneamento, 15 estão com estações de tratamento de esgoto fora dos parâmetros exigidos para funcionamento. A fiscalização realizada pela Prefeitura de Florianópolis ainda aguarda resultado laboratorial de mais 10.
Todos os condomínios irregulares, boa parte de alto padrão, vão receber autos de infração e prazo para regularização, ou serão interditados.

O Sul da Ilha ainda não possui rede de esgoto da Casan, o que exige de casas e condomínios estações de tratamento próprias para conseguir autorização de construção.Todos os condomínios fiscalizados no início de fevereiro possuem as estações, mas elas precisam devolver a água para a rede pluvial ou infiltração com nível de pureza de acordo com os parâmetros do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Em um dos casos, a estação chega a ter uma eficiência de 12%, o que pode ser considerado quase que esgoto in natura jogado na natureza.

A Prefeitura segue fiscalização no bairro Campeche e vai avançar para o Rio Tavares nas próximas semanas. O foco principal tem sido, além de verificar ligações irregulares de esgoto, fiscalizar a eficiência de Estações de Tratamento de Esgoto individuais, especialmente de residências multifamiliares e comerciais, verificando se a eficiência do tratamento de esgoto atende às legislações vigentes.