01/03/2023 - SME - Educação
Estudantes da rede de municipal de Florianópolis vão criar apps
Projeto Meu AplicAtivo começa já na próxima segunda-feira, 6 de março, em seis escolas

foto/divulgação: Arquivo SME

Secretário de Educação e equipe com representantes do CPDI

A partir da próxima segunda, dia 6 de março, a Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI),  inicia o projeto “Meu AplicAtivo” em escolas da rede municipal. Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o projeto é destinado a formar crianças e adolescentes capazes de criar alternativas para resolver problemas sociais ou comunitários por meio do uso da tecnologia da informação e comunicação digital. “Na prática isso se dará com a criação de apps para smartphones”, complementa.
 
As primeiras escolas a participarem do projeto são a Beatriz de Souza Brito (Pantanal), José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Virgílio Várzea (Canasvieiras), Almirante Carvalhal (Coqueiros) e Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa). 
 
Nessas unidades os cursos ocorrerão nos meses de março e abril. Em dois dias da semana, os estudantes, a partir de 10 anos de idade, terão duas horas de atividades. Os participantes farão esse curso na sala de informática da escola municipal sob a supervisão do professor de tecnologia.  Online estará um professor do CPDI, uma organização da sociedade civil que desenvolve trabalho pioneiro de promoção da inclusão social, usando as tecnologias da informação e comunicação como instrumento para construção e o exercício da cidadania. 
 
Na segunda, dia 6 de março, haverá curso para estudantes da Escola Básica Maria Conceição Nunes, das 10 horas ao meio-dia. No mesmo dia, haverá atividades para os estudantes da Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago, das 15h às 17 horas. 
 
Haverá cursos para outras escolas nos meses de maio e junho e agosto e setembro. O Meu AplicAtivo ensinará a desenvolver  as competência de trabalho em equipe, planejamento e organização, gerenciamento de tempo, negociação e influência, criatividade, noções de design de app, mobilização em redes sociais, pesquisa e análise de conteúdo e noções de edição (imagem, textos). Os participantes, após 35 horas, receberão certificado.