03/03/2023 - SME - Educação
Foram iniciados os preparativos para a 14ª Semana Municipal do Livro Infantil da Capital
Maior edição do evento já realizada tem data marcada para acontecer entre os dias 10 e 18 de abril

foto/divulgação: Grupo ND

O evento de lançamento contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação da Capital, lançou oficialmente a 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis, prevista pela Lei Municipal 8.125, em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato no dia 18 de abril.

Neste ano, o evento começará mais cedo, em 10 de abril e terminará no dia 18 do mesmo mês, de modo que possa abranger toda a rede municipal de ensino em um movimento inclusivo para espalhar a literatura por toda a cidade.

A iniciativa é organizada pela Divisão de Bibliotecas Escolares e Comunitárias (DIBEC) e promove atividades literárias, artísticas e culturais em diversos locais da cidade, assim como em todas as 123 unidades educativas do município.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a ação visa despertar e ampliar o repertório literário das crianças através da utilização de livros como ferramenta principal tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental.

“O papel dos nossos mais de 6 mil profissionais da educação é essencial para tirar esse projeto do papel. São eles que atuam diariamente e diretamente com toda essa garotada para incentivar a leitura a partir dos livros que a SME distribui em suas bibliotecas”, complementa.

Além da parceria com as unidades educativas, escritores e editoras catarinenses, a semana conta com o apoio da Biblioteca Estadual de Santa Catarina, Fundação Badesc, Fundação Hassis, Fundação Catarinense de Cultura (CIC), SESC, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Feira do Livro de Florianópolis: Uma ideia que ilumina, Band FM, Cultura Mané, Marketing e Comunicação Integrada (MCI) e Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA).

Confira algumas atrações já confirmadas:

Final de semana cultural

A proposta acontece nos dias 15 e 16 de abril e tem o objetivo de reunir o público para uma tarde recheada de leitura e apresentações artísticas. Os locais escolhidos  serão divulgados em breve.

Concurso cultural: fotografia mais criativa!

Em conjunto com a Band FM, será realizada a entrega de 4 ingressos do parque de diversões Beto Carreiro para os dois vencedores do concurso “Fotografia mais criativa”, que consiste em desafiar os estudantes de Florianópolis a compartilharem seus registros mais cativantes da Semana Municipal do Livro Infantil de 2023.

Mostra de Cinema Infantil

Durante a Semana também haverá sessões de cinema, exibindo filmes produzidos a partir de obras literárias brasileiras - que contam histórias desde a linguagem verbal até a não verbal, com o objetivo de estimular a imaginação das crianças.

Um exemplo é o livro “Pluft, o Fantasminha”, escrito pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado, em 1955, que conta a história do rapto da menina Maribel pelo malvado pirata Perna-de-Pau. Escondida no sótão de uma velha casa, ela conhece uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft, um fantasminha que tem medo de gente.

Feira do Livro de Florianópolis: uma ideia que ilumina

O evento vai ocorrer entre os dias 7 e 21 de abril e está preparando algumas atividades surpresas para a união entre a Feira e a Semana nos dias que estarão acontecendo simultaneamente.

A Feira tem a estimativa de atrair cerca de 100 mil pessoas, e para receber o público estão sendo planejadas estruturas nos entornos do Mercado Público, passando pela Igreja Matriz do Centro da cidade, Largo da Alfândega e Miramar. Nesses locais não haverá somente estandes para os amantes de livros, mas também contará com atrações musicais, cênicas, oficinas de artesanato e shows gratuitos de encerramento todos os dias, após as 21h.

A iniciativa é uma realização em conjunto da Prefeitura de Florianópolis e do Instituto Arco-íris com a comunicadora Patty Pinent Sampaio.