06/03/2023 - GMF - Segurança
Guarda Municipal e Polícia Civil cumprem mandados de busca e apreensão contra pichadores na Capital

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A ação ocorreu nos Ingleses e no Centro na manhã desta segunda-feira

Após um intenso trabalho integrado de levantamento de informações, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Guarda Municipal), em parceria com a Polícia Civil, cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos por picharem espaços públicos e privados de Florianópolis. A ação ocorreu nos Ingleses e no Centro na manhã desta segunda-feira (6) com a apreensão de celulares, computadores, anotações e material utilizado para a pichação.

Os materiais apreendidos servirão para dar continuidade à investigação das pichações e dos pichadores, identificando outros envolvidos, fontes de financiamento e áreas de atuação destes suspeitos. Entre outras evidências levadas à Justiça estão vídeos de um dos suspeitos pichando o prédio da Casa de Câmara e Cadeia, prédio histórico do período colonial recentemente restaurado.

“Temos utilizado estrategicamente essa parceria com a Polícia Civil para reprimir condutas que comprometem a qualidade do espaço público e a qualidade de vida na cidade, como o vandalismo, a depredação e a pichação\", destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes.

Vale ressaltar ainda que a Prefeitura de Florianópolis vem enfatizando cada vez mais a importância de se controlar as pichações, principalmente nas áreas que estão recebendo grandes investimentos de revitalização como o Centro Leste, Canasvieiras e Ingleses. Recentemente uma parceria entre a Prefeitura e a ONG Consórcio de Condomínios Garantidos do Brasil removeu mais de 300 pichações na região central de Florianópolis.

A maioria dos pontos revitalizados já foram pichados novamente e a PMF está trabalhando para a resolução dos casos de vandalismo.