06/03/2023 - SMTTDE - Turismo
350 anos Florianópolis: Prefeitura apresenta programação de eventos do mês de aniversário
Maratona Cultural, competições esportivas e entregas de grandes obras fazem parte do calendário

foto/divulgação: Sofia Leal/PMF

O aniversário da cidade será marcado por um calendário repleto de eventos

Florianópolis faz 350 anos no dia 23 de março, e o aniversário da cidade será marcado por um calendário repleto de eventos. O prefeito Topázio Neto apresentou nesta segunda-feira, 6 de março, os destaques na programação cultural, esportiva, e até das entregas de obras públicas para a cidade. 
 
Entre os destaques do mês, estão a 9ª edição da Maratona Cultural, que desta vez será realizado em março, campeonatos esportivos como Surf e Vela, além de inauguração de importantes obras, como o alargamento da praia dos Ingleses, o Centro de Saúde do Rio Vermelho e a Praça Forte São Luís, que também terá o corte do bolo de aniversário no dia 23. 
 
Nesta semana, já está aberta a exposição fotográfica “Marco Histórico e Memorial da Ponte Hercílio Luz”, na Casa da Memória Annita Hoepcke. Já na galeria de arte do Mercado Público, começa hoje a exposição “Ensaio para Algo que Não Sabemos”.  
 
O prefeito Topázio Neto, durante a coletiva, ressaltou que o aniversário será realizado em um movimento coletivo, partindo da Prefeitura, mas que conta com apoio de outros órgãos e iniciativa privada.
 
“Teremos uma série de eventos diversos que vão contemplar todas as regiões da cidade, e poderemos oferecer para Floripa muita cultura para comemorar esse aniversário”, completa.
 
Maratona Cultural 
 
De 23 a 26 de março, a 9ª edição da Maratona Cultural promete trazer mais arte e energia para Florianópolis. Serão 350 atuações e atividades para os 350 anos da cidade. Entre elas, o show oficial de abertura com Dazaranha e Camerata, e o show de encerramento com Gilberto Gil. A Prefeitura é patrocinadora do evento, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
 
A organização do evento já abriu o credenciamento para imprensa, que pode ser feito pode meio do link https://forms.gle/kRvV6WLkQNrbRdTJ9
 
Eventos culturais
 
Outros eventos culturais também fazem parte da programação dos 350 anos. 
O evento XV Com Arte, que ocorrerá nos dias 16, 23 e 30 de março, com apresentações culturais na Praça XV de Novembro, no Centro. 
 
A 26ª edição da Maratona Fotográfica de Florianópolis será nos dias 18 e 19 de março, neste ano com o tema “Um novo olhar sobre Floripa”. As inscrições para fotógrafos devem abrir ainda nesta semana. 
 
No dia 21 de março, a Orquestra Sinfônica de Florianópolis fará uma apresentação especial na escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis. A orquestra é regida pelo maestro Carlos Alberto Angioletti. 
A tradicional Procissão Senhor dos Passos será realizada durante o mês da comemoração de aniversário de Florianópolis neste ano, no dia 25 de março. Esta será a 257ª edição. 
 
Eventos Esportivos
 
Floripa terá também uma programação de eventos esportivos dentro do calendário de aniversário da cidade. 
 
- De 8 a 12 de março - campeonato de surf WQS Layback Pro - Praia Mole 
- 12 de março - Competição de remo organizada pela Federação Catarinense de Remo - Beira-mar Norte 
 
- 23 a 26 de março - Competição de Beach Tênis - Praia dos Ingleses
- 25 de março - Campeonato de Vela - Beira-mar Norte 
 
Entrega de Obras
 
O parabéns para Florianópolis será durante a entrega de uma obra aguardada: a da Praça Forte São Luís. A inauguração será no dia 23 de março. Outras importantes obras também vão ser entregues neste mês, como o alargamento da praia dos Ingleses, o Centro de Saúde do Rio Vermelho e os decks das praias da Saudade e do Riso, em Coqueiros. As inaugurações serão anunciadas próximas às datas.