07/03/2023 - FPE - Mulher
Prefeitura de Florianópolis lançará protocolo “Não se Cale” em combate a agressões em casas noturnas
As iniciativas discutem questões importantes como saúde e segurança das mulheres

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Café da manhã, banda do exército, orientação jurídica e trilha fazem parte da programação

A partir desta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Florianópolis, através da Assessoria da Mulher e da Igualdade de Gênero, vai iniciar a programação do “Floripa por Elas”, com diferentes iniciativas, em áreas como saúde e segurança para as mulheres. Uma das principais ações que serão tratadas durante o mês, será o lançamento do Protocolo “Não se Cale”, que visa prevenir e combater qualquer tipo de violência contra as mulheres em espaços como baladas e bares da cidade, em especial a violência sexual.

O primeiro evento acontece na quarta-feira(8), das 7h às 9h, no Terminal de Integração do Centro (TICEN). Será oferecido um café da manhã para as mulheres, com banda do exército e orientação jurídica.

Ainda no Dia da Mulher, às 11h, será lançado o protocolo “Não se Cale”, que visa coibir e combater violências sexuais e agressões contra as mulheres em estabelecimentos comerciais da cidade, conferindo papel de destaque aos funcionários dos estabelecimentos, que devem ser capacitados para saber como prevenir e identificar violências e como agir nestes casos.

“Assinar o protocolo Não se Cale é um marco muito importante, pois irá promover a segurança de todas as mulheres, alertando como dever ser o atendimento e cuidados às vítimas, aumentando vigilâncias e preparando funcionários para auxiliar no que for necessário” explica o prefeito, Topázio Neto.

Além disso, a Prefeitura também irá firmar o termo de cooperação com o Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) que tem como objetivo atender de forma integral às vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e a seus familiares, garantindo apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.

Ainda no dia 8, às 11h, será assinado o decreto que institui o Programa Maria da Penha Vai à Escola, com ações educativas voltadas à rede pública municipal de ensino, em especial aos alunos do ensino fundamental, com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar para a comunidade escolar.
Às 14h, o prefeito assinará o início imediato das instalações da Policlínica da Mulher e da Criança, que será referência na cidade na organização da atenção e assistência de média complexidade de saúde da mulher e saúde da criança.

Dia 11 de março, sábado, será realizada uma trilha intitulada “trilha segura”, às 7h, com a presença da Guarda Municipal. O ponto de encontro será na base da Guarda Municipal, localizada no final da Rua Dr. Hamilton Cordeiro,  bairro João Paulo. Trata-se de uma trilha intermediária, com vagas limitadas, com 1h30 de atividade (ida e volta). Para participar da atividade, os interessados devem se inscrever via Google Forms: https://forms.gle/sYqB6aVJvwwx8GjC9

Para encerrar o calendário de ações, no dia 15 de março, quarta-feira, das 14h às 17h, será realizado, pela  Assessoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência em conjunto com a Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres, o Cuidando Delas, voltado a atender mulheres que convivem com Pessoa com Deficiência (PCD) ou em situação de risco, com palestras, sorteios, coral da guarda municipal, cuidados de beleza e saúde e orientação jurídica gratuita, aberto para todas as interessadas. O evento será na sede da Fundação Somar, na Rua Padre Lourenço R. De Andrade, 180, em Santo Antônio de Lisboa. Os voluntários presentes são do Instituto Geração, inscritos na plataforma da Somar.

Hospital Baía Sul, Defensoria Pública, Fort Atacadista, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Justiceiras, Instituto Geração, Justiça de Saia, Movimento Vida Mulher são parceiros dos eventos promovidos no Floripa por Elas pela Prefeitura de Florianópolis.

PROGRAMAÇÃO:

8 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA) - DIA DA MULHER

Alvorada com Elas
Café da Manhã para Mulheres - Banda do exército e orientação jurídica
Horário: 07h às 09h
Local: Terminal de Integração do Centro (TICEN)

Assinatura protocolo “não se cale”, termo de cooperação NEAVIT e Decreto programa Maria da Penha vai à escola
Horário: 11h
Local: Gabinete do Prefeito, Rua Conselheiro Mafra, 656 - Centro

Lançamento da Clínica da Mulher
Horário: 14h
Local: Rua Esteves Júnior, 89 - Centro