07/03/2023 - SMMA - Saneamento
PACTO: Prefeitura faz inspeção e notifica mais 17 casas irregulares na Capital

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações do programa Floripa Se Liga na Rede, identificou mais 17 residências com estruturas sanitárias irregulares na Capital. As inspeções passaram por 27 habitações da cidade, todas nos bairros Coqueiros, Capoeiras, Saco dos Limões e Costeira.

Pelo menos 16 agentes participaram dos trabalhos, uma vez que estavam divididos em oito duplas. Dentre as ocorrências registradas pelas equipes técnicas, houve notificação de rede pluvial conectada à tubulação de esgoto, ausência de caixa de gordura, conexão parcial de rede de esgoto sanitário, escoamento de esgoto ligado à rede pluvial e inexistência de conexão de rede de esgoto.

De acordo com o protocolo, após a inspeção, foram preenchidos documentos de regularização pelos agentes técnicos e entregues aos moradores responsáveis pelas instalações da residência. No registro, constam orientações, prazos e contatos da equipe técnica. Junto disso, também foi entregue um manual de orientação às famílias.

Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

Blitz Sanear

Em parceria com a Visa (Vigilância Sanitária Municipal de Florianópolis) e a Floram (Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis), a Blitz Sanear iniciou a semana com uma nova ação de fiscalização pela Capital, desta vez nos bairros de Jurerê e Daniela, no Norte da Ilha.

Pelo menos três condomínios e três casas foram vistoriadas entre a Rua das Algas, Rua das Manjubas, Avenida Jacarandá e Rua dos Robaletes. Dos seis imóveis visitados, cinco receberam aplicação do teste de corante, mas nenhum descarte de esgoto irregular ou problema de estrutura sanitária foi encontrado.

No entanto, durante uma varredura para encontrar contribuições de esgoto na rede pluvial vinda dos endereços, foi identificado que um extravasor de rede desaguava num bueiro na Rua das Baleias, no ponto que liga à esquina com a Avenida dos Búzios. Uma equipe da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) foi acionada para ir até o local e solucionar o problema.
O Floripa Se Liga na Rede e a Blitz Sanear são serviços realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.