08/03/2023 - SMMA - Meio Ambiente
MONA Lagoa do Peri recebe ação sobre descarte adequado de bitucas de cigarro
Iniciativa acontece no próximo sábado e contempla esforços para evitar que material tóxico polua meio ambiente na Capital

foto/divulgação: Divulgação/PMF

O local conta com coletor de bitucas, assim como outros 10 pontos da Capital

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebe no próximo sábado, 11 de março, das 9h às 13h, no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, sul da ilha, ação de mobilização sobre o descarte adequado de resíduos de cigarro - bitucas.

Organizada pela Poiato Recicla, empresa que atua em todo o território nacional no ramo de soluções sustentáveis, pela empresa de consultoria em sustentabilidade Conectar Negócios Sustentáveis, e com apoio da JTI – Japan Tobacco Internacional, a iniciativa terá elementos para conscientização, intervenções artísticas relacionadas ao tema e exposição de produtos produzidos por associações de artesãs locais a partir da reciclagem de bitucas.

\"Despertar a consciência da população, turistas e frequentadores das praias e parques de Florianópolis sobre os impactos ao meio ambiente do descarte incorreto dessa parcela de resíduos é imprescindível para que tenhamos um cuidado coletivo adequado nesses lugares\", reforça o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

O MONA Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original, abastecido por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. O local conta com coletor de bitucas, assim como outros 10 pontos da Capital onde os equipamentos foram instalados no final do ano passado.

\"Todo o material coletado é encaminhado para reciclagem e transformado em massa celulósica. Esse produto é utilizado na produção de itens como blocos de notas e artesanato. Além de não poluírem o meio ambiente, as bitucas se transformam em geração de renda para famílias, fortalecendo a economia circular\", enfatiza Braga.