25/05/2023 - SMMA - Saneamento
PACTO: Blitz Sanear volta ao Rio Vermelho e lacra tubulação de moradora que não cumpriu determinação

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, voltou ao bairro São João do Rio Vermelho durante a terça-feira (23) e, durante as atividades na Servidão dos Vieiras, identificou que a fossa de um dos imóveis do endereço estava provocando infiltração no solo da via pública. Na sequência, a tubulação foi identificada e a intendência do bairro acionada. Ao contatar a moradora da residência de onde partia o encanamento, os agentes observaram que o local já havia sido autuado anteriormente. As equipes realizaram o lacre do cano com cimento.

A Blitz também esteve no bairro Itacorubi para realizar vistorias em condomínios e comércios localizados na rodovia Admar Gonzaga e nas ruas Jornalista Manoel Menezes e Professor Ayrton Roberto de Oliveira.

A ação no bairro ocorreu para coleta de amostras das Estação de Tratamento de Esgoto de três condômino e dois prédios comerciais, a fim de avaliar o funcionamento dos dispositivos que têm como objetivo proporcionar e preservar condições propícias ao descarte de água das construções após o uso. O resultado das análises será divulgado no mês de junho.

Floripa Se Liga na Rede

O Floripa Se Liga na Rede, programa de caráter educacional que promove inspeções gratuitas nas instalações sanitárias de domicílios da Capital, visitou mais 24 residências localizadas entre os bairros Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé. As oito equipes do serviço, divididas em duplas, detectaram 18 irregularidades nas casas visitadas.

Dentre os problemas, houve registro de tubulação de água pluvial conectada à rede de esgoto, ausência de caixa de gordura, conexão parcial da rede de esgoto sanitário, de rede de esgoto conectada à rede pluvial e ausência de conexão de rede de esgoto sanitário.

Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

O Floripa Se Liga na Rede é realizado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, enquanto as ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.