02/06/2023 - SMMA - Meio Ambiente
Prefeitura inaugura novo ecoponto na Costeira
Estrutura integra sistema de 8 pontos na Capital que garantem a destinação adequada de materiais que ficam fora da coleta convencional ou seletiva

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, inaugura neste sábado, 03 de junho, às 9h, o novo ecoponto da Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha. Localizado na rua Avenida Jorge Lacerda, nº 1374, ao lado do NEIM Costeira, a estrutura vai atender a população da região com a possibilidade de entrega voluntária de materiais que não são coletados pelas modalidades tradicionais de coleta.

\"Para atingir as metas de lixo zero, combater o descarte irregular é um dos primeiros passos e os ecopontos são instrumentos que impactam diretamente nesse cenário. Ofertando uma estrutura adequada, estimulamos a população a escolher o caminho correto para os resíduos\", destaca o prefeito da Capital, Topázio Neto.

Com o início do funcionamento do novo espaço, a cidade passa a contar com oito ecopontos, capacidade que foi aumentada ainda com a adição recente de outros dois novos ecopontos, no Rio Vermelho e Ingleses. \"Com 5 deles, o atendimento mensal já passava dos 9 mil usuários e quase 12 mil toneladas de resíduos ao ano eram destinados da melhor forma. Conhecendo as demandas das diferentes regiões, conseguimos distribuir os ecopontos em locais estratégicos e ampliar cada vez mais a eficácia do sistema\", enfatiza o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Eletrodomésticos, madeira, pneus, entulho e óleo de cozinha são alguns dos itens que podem ser entregues nas caixas estacionárias instaladas no novo espaço, de acordo com a indicação de separação de materiais disponível. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.