07/06/2023 - SMMA - Meio Ambiente
Prefeitura amplia coleta de vidros com recebimento de 100 novos PEVs
Equipamentos são oriundos de parceria com a Verallia, terceira maior produtora de vidro no mercado mundial

foto/divulgação: Sofia Leal/PMF

Até 2025, outros 200 PEVs serão entregues ao município dentro da mesma parceria

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebeu nesta terça-feira, 06 de junho, em cerimônia realizada no Centro de Valorização de Resíduos - CVR, no Itacorubi, 100 novos PEVs de vidro da empresa Verallia, terceira maior produtora de vidro no cenário global. A parceria se deu em regime de comodato, após credenciamento por meio de processo administrativo.

“Nós estamos estimulando o uso desses equipamentos no Brasil todo e essa entrega em Florianópolis é uma forma de voltar à base, de onde partiram as iniciativas neste sentido. Sempre que chegamos em um novo local, salientamos sobre a necessidade de que aprendam com vocês, com quem acredita, defende e trabalha de forma consistente neste segmento”, destaca o diretor de operações da Verallia, Etienne Lainé.

A distribuição das unidades pela Capital deve começar na semana que vem, de acordo com levantamento de pontos prioritários elencados pela secretaria. Além de algumas escolas, os PEVs vão ser posicionados em regiões onde a demanda observada nas rotas é mais significativa.

Até 2025, outros 200 PEVs serão entregues ao município dentro da mesma parceria, com o recebimento de 100 unidades a cada ano. Atualmente Florianópolis possui 145 PEVs distribuídos pela cidade, com o recolhimento anual de cerca de 3.600 toneladas de vidro.

“Com a adição das novas unidades, a capacidade de recolhimento por meio dos PEVs deve ultrapassar as 7 mil toneladas. É uma redução significativa com a dispensa do envio para aterros, benefícios ambientais, além da geração de renda para os triadores”, salienta o superintendente de gestão de resíduos da SMMADS, Ulisses Bianchini.