20/03/2011 - FCFFC - Cultura
Seminário discute criação de cadastro único para artesãos em Florianópolis
Evento organizado pela Fundação Franklin Cascaes pretende discutir ações para organização das feiras de artesanato emapeamento dos profissionais que atuam no setor

foto/divulgação: Mauro Vaz

Criatividade com casca e folha seca de bananeira

O artesanato é uma das atividades mais antigas do mundo, e que vem ampliando sua importância no contexto do desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades nos últimos anos. Para conhecer a realidade deste segmento e mapear a produção artesanal no município, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Banco Brasil, promove o Seminário de Artesanato de Florianópolis, nesta segunda-feira (21/03), das 14h às 18h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Prainha.

Realizado dentro das comemorações do Dia do Artesão (19 de março), o seminário vai reunir entidades e profissionais que atuam no setor para discutir ações conjuntas visando à organização dos artesãos, tanto em relação à identidade visual das feiras, quanto à ocupação espacial de modo a contribuir para a estética urbana na Capital, entre outros temas.

Além do Senac e do Banco do Brasil, participam do evento a Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina (Fapasc), Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial (Coopir), entre outras entidades. Ao final do seminário, será elaborada a Carta do Artesão.

Mapeamento e incentivo cultural

Um dos pontos de pauta mais importantes do evento é a necessidade de um mapeamento para identificar quantas pessoas sobrevivem do artesanato no município, onde elas moram, o que produzem e em que locais comercializam seus materiais. As informações vão alimentar um cadastro único gerenciado pela Fundação Franklin Cascaes, que vai facilitar futuras ações de planejamento, fiscalização e fomento da atividade, assim como busca de parcerias.

De acordo com a superintendente adjunta da FCFFC, Roseli Pereira, a instituição será animadora do processo, ouvindo as demandas específicas desse coletivo para subsidiar programas e ações. “Com recursos do Fundo Municipal de Cultura, criado recentemente pela prefeitura, por exemplo, poderemos lançar um edital específico para o artesanato, contribuindo para o fortalecimento dessa expressão cultural”, justifica a gestora.

No evento serão discutidas ainda outras formas de financiamento disponíveis para o setor, além da participação de grupos étnicos – como os indígenas – nas feiras de artesanato da cidade.  Outro assunto em destaque é a possibilidade de criação de uma feira de referência periódica, reunindo todas as feiras de artesanato existentes no município, e que seria o embrião para a implantação de um corredor cultural em Florianópolis.

Segundo a superintendente adjunta, a FCFFC gerencia as feiras de artesanato da Lagoa da Conceição e do Largo da Catedral. Entretanto, existem outras feiras do gênero na cidade sob coordenação de associações e grupos culturais, cada qual com seus critérios e regras de funcionamento. Há também artesãos que expõem individualmente os trabalhos e até profissionais que comercializam produtos que não se enquadram como artesanato. “Tudo isso será discutido. As questões levantadas no seminário subsidiarão também o plano municipal de cultura que está sendo elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis”, finaliza Roseli Pereira.

Serviço:

O Quê: Seminário de Artesanato de Florianópolis