08/07/2011 - SME - Educação
Educação inicia Prova Floripa com a participação de mais de 15 mil alunos
Antes das férias, os escolares terão os seus conhecimentos testados pelo município

foto/divulgação:

O conto permite a criação de um universo de seres e acontecimento de ficção, de fantasia ou de imaginação. Este gênero literário fez parte da primeira etapa da Prova Floripa 2011, que foi direcionada nesta sexta-feira (08) apenas para as 2 mil  crianças do quinto ano das escolas municipais, vinculadas á Secretaria de Educação de Florianópolis.  Na próxima terça-feira (12), esses alunos, que têm entre 10 e 11 anos, farão a prova de múltipla escolha e irão se concentrar igualmente na produção, por exemplo, de textos de cartas, que desenvolve a narração, argumentação, descrição e exposição de ideias.

Ao todo, a Prova Floripa vai envolver 15 mil 679 alunos das 36 escolas municipais. A intenção é avaliar o andamento dos objetivos de conhecimento que estão propostos na matriz curricular. Além disso, a iniciativa visa fazer o mapeamento do processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da rede de ensino.

Durante a segunda (11) e terça-feira (12) haverá provas para os matriculados de primeiro ao quarto ano. Já os alunos da sexta à oitava série terão testes somente na terça-feira. Crianças e jovens serão analisados nas cinco áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos (Português, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira), Ciências Naturais, Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ensino Religioso. Haverá prova sempre nos horários das 8h Às 11 horas e das 13h às 16 horas. A Prefeitura estuda a possibilidade de fazer uma outra Prova Floripa no final do ano.

Novidade

Este ano, sete unidades farão a prova on line. Nas salas informatizadas das escolas, os alunos terão acesso ao material teclando o número de matrícula e a data de nascimento. Participarão da novidade as escolas Anísio Teixeira (Costeira do Pirajubaé), Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), Osmar Cunha (Canasvieiras), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Vítor Miguel (Itacorubi), Luiz Cândido da Luz  (Vargem do Bom Jesus)  e Donícia Maria da Costa (  Saco Grande).