04/12/2009 - FCFFC - Cultura
Florianópolis renova laços de amizade com os Açores
Comitiva dos Açores visitou o superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

foto/divulgação: Dieve Oehme

Encontro encerra com troca de presentes e registro fotográfico

Uma comitiva açoriana está em Florianópolis para reuniões de trabalho com entidades que atuam no resgate da identidade cultural deste povo em Santa Catarina. A Diretora Regional das Comunidades dos Açores, Rita Dias, e o Coordenador do Gabinete da Ilha Terceira, João Martins, visitaram nesta sexta-feira (04/12) o Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, (FCFFC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Na ocasião, agradeceram o apoio que vem sendo dado às atividades da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina (CAISC) desde que a instituição foi criada município.

O encontro contou com a participação dos diretores da CAISC, Carin Machado, Arante Monteiro Filho e Lélia Pereira Nunes; do Secretário de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Florianópolis, Rubens Carlos Bita Pereira; e dos coordenadores da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira e Tiago Silva. “A cidade tem todo interesse em estreitar relações com a Casa dos Açores e fortalecer nossos laços de amizade”, disse Rodolfo Pinto da Luz.

O Superintendente da FCFFC presenteou os visitantes com uma réplica da Ponte Hercílio Luz, uma cesta com artesanato em renda e cerâmica, e um kit com livros e DVDs produzidos pela Fundação Franklin Cascaes. Em retribuição, Rita Dias doou livros sobre o arquipélago dos Açores e sobre artistas da região.

Centro Cultural

Os dirigentes açorianos vieram a Florianópolis para prestigiar as festividades dos 10 anos de fundação da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. Durante em que permanecem na cidade, os visitantes terão uma agenda de encontros protocolares e reuniões de trabalho. Neste final de semana, o grupo fará uma visita à Casa do Vigário, construção histórica, anexa à Igreja da Lagoa da Conceição, e que será restaurada com apoio do Governo dos Açores, numa parceria com a Cúria Metropolitana da Capital e outras instituições.

Construída nos altos do Morro da Lagoa da Conceição, em 1750, pelos primeiros açorianos que aportaram na Ilha de Santa Catarina no século 18, a Casa do Vigário é tombada como patrimônio histórico. Fechado há mais de 50 anos, o imóvel vai abrigar a sede da CAISC, transformando-se num centro de referência da cultura açoriana na capital catarinense. “Faz todo o sentido ter uma sede da Casa dos Açores nesta região. Mesmo que não tenha mais açorianos de nascimento, há muitos descendentes de segunda e terceira gerações que são açorianos de coração. É importante preservar essa identidade”, diz Rita Dias.

Segundo a presidente da CAISC, Carin Machado, o funcionamento em sede própria vai fortalecer o trabalho da entidade, que hoje atende precariamente numa sala cedida pelo Governo do Estado. O novo espaço poderá abrigar uma biblioteca com livros sobre a história e cultura dos antepassados e também sediar atividades culturais. “Não desistimos da idéia de criar um grupo folclórico de tradições açorianas em Florianópolis. É um antigo sonho”, revela Carin.

A Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, fundada em 10 de dezembro de 1999, é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega pessoas interessadas e envolvidas com a cultura de base açoriana. A entidade realiza cursos, palestras, oficinas, além de intercâmbios culturais, educativos, turísticos, sociais e de apoio comercial com instituições congêneres portuguesas, açorianas e brasileiras. A CAISC atua ainda na promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades de raiz açoriana no Estado.