10/06/2009 - FCFFC - Cultura
Forte Santa Bárbara passa por reformas
Essa é a primeira reforma do prédio desde que o imóvel foi cedido ao município pela Marinha do Brasil em 2000.

foto/divulgação: Dieve Oehme

Operários removem pintura do prédio

Construído no século 18, o Forte Santa Bárbara – sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) – está em reforma. As obras de manutenção e melhorias nas instalações internas e externas do imóvel foram autorizadas pelo prefeito Dário Berger e o superintendente da FCFFC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. “Esse é um patrimônio nobre. Temos que preservá-lo e revitalizá-lo para a cidade”, ressaltou o Chefe do Executivo Municipal.

Os reparos abrangem a estrutura do telhado, forros e manutenção das esquadrias de madeira de todo o conjunto arquitetônico, que soma 1.500 metros quadrados de área construída. Também inclui a recuperação do muro, e a pintura interna e externa da edificação, localizada nas imediações do antigo terminal de ônibus Cidade de Florianópolis, no Centro. Sob a responsabilidade da empresa Construlab Construtora Ltda, a obra está orçada em cerca de R$ 150 mil. Durante a execução das benfeitorias, a FCFFC continuará atendendo no local.

Para o Capitão de Corveta Etevaldo Rodrigues, da Capitania dos Portos, a reforma traz grande alegria à Marinha do Brasil, proprietária do imóvel. “É uma satisfação ver que o município está preocupado com a conservação desse patrimônio, e que está dando a ele um uso nobre para a sociedade”, destacou.

Esta é primeira reforma no Forte Santa Bárbara desde que a edificação foi cedida ao município, em 2000. Intermediada junto ao Comando do 5º Distrito Naval, a cessão do imóvel envolveu como contrapartida a construção da nova sede da Agência de Capitania dos Portos, que até 1998 estava instalada no forte e foi transferida para a região continental.

Restaurado há uma década, sob orientação da 11ª Delegacia Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio abriga atualmente a estrutura administrativa da FCFFC. Também sedia exposições, reuniões e espetáculos, além de servir de base para os ensaios semanais do projeto Orquestra Escola.