22/11/2011 - SME - Educação
Bombeiros mirins se preparam para o verão
Quarenta e três crianças aprenderam conceitos relacionados à redução de impactos ambientais e acidentes que podem vir a ocorrer em praias

foto/divulgação:

A formatura da turma está prevista o dia 3 de dezembro, às 10h, na praça central do Rio Vermelho.

Alunos Bombeiros Mirins da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, realizaram na última segunda-feira  atividades de prevenção em situações aquáticas. Os estudantes, sob a orientação da diretora Bernadete da Rosa, visitaram a praia Brava, no norte da ilha, onde aprenderam diversos conceitos relacionados à redução de impactos ambientais e acidentes que podem vir a ocorrer em praias, lagoas, rios e piscinas.

Os pequenos bombeiros receberam instruções sobre a cor e identificação das bandeiras usadas nos postos de guarda vidas, especialmente as vermelhas colocadas na faixa de areia que representam locais perigosos, correntes de retorno, riscos associados aos costões, fauna marinha e demais ameaças.

O instrutor dos alunos foi o Bombeiro Comunitário e Guarda Vidas Civil Hugo Alejandro Diaz, estagiário da Secretaria Municipal de Educação (SME) e responsável pela formação dos 43 Bombeiros Mirins da turma do Rio Vermelho.  Hugo já trabalha preventivamente há mais de três temporadas na praia Brava, conhecendo bem os riscos do balneário.

Para o coordenador pedagógico do Bombeiro Mirim da SME, professor Charles Schnorr, a ação é muito importante para as crianças. “Ao vivenciarem eventos em ambientes reais esses estudantes saberão como agir preventivamente em situações de risco, evitando assim, cometer erros muitas vezes trágicos”. A formatura da turma está prevista o dia 3 de dezembro, às 10h, na praça central do Rio Vermelho, em frente à escola.