18/12/2009 - SMPI - Cultura
Casa da Câmara e Cadeia está sendo restaurada.
Em um primeiro momento foi realizada a demolição das estruturas não originais do edifício, a exemplo do anexo e mezaninos.

foto/divulgação: Mauro

Prédio histórico da Casa da Câmara e Cadeia, localizado na Praça XV de Novembro.

A Prefeitura da Capital, através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, está resgatando a história da cidade. O motivo é a restauração do Palácio Dias Velho ou antiga casa da Câmara e Cadeia, localizado na Praça XV de Novembro.

Um dos trabalhos ocorreu a limpeza geral interna e externa onde foram retirados carpetes, moveis abandonados e fiação elétrica para impedir o risco de incêndio. A cobertura do prédio será recuperada para evitar infiltrações. “Constatamos que a edificação está deteriorada. Temos problemas tanto na cobertura atacada por cupins e brocas, quanto nas alterações estruturais da construção”, explicou a arquiteta do IPUF, Cristina Piazza.

A próxima fase será o levantamento arqueológico no subsolo com objetivo de buscar informações sobre a localização das celas. “Não temos a localização exata da cadeia, desta forma será feita uma prospecção arqueológica que vai iniciar agora em novembro”, completou a arquiteta.

Já nas primeiras análises realizadas pelos técnicos do IPUF, diversos afrescos foram identificados sob diversas camadas de tinta. Outros quatro pontos foram identificados, a partir de documentos históricos, com o objetivo de encontrar elementos que ajudem a contar a história da cidade. Ao final, está planejada a reforma completa do prédio que poderá ser utilizado novamente pela população de Florianópolis.

“Este prédio é de grande importância histórica para o município e sua restauração é um pedido de todos os florianópolitanos que agora começa a tomar forma”, comentou o presidente do IPUF, Átila Rocha. Segundo ele, o prédio histórico da Câmara e Cadeia é de grande valor no contexto político-social da cidade, pois além de estar estritamente vinculado a vida política de nossa Capital, é uma das mais importantes edificações da arquitetura civil do século XVIII. O Sobrado tem arquitetura luso-brasileira, foi construído entre 1771 e 1778 e custou sete contos e novecentos mil réis.

Ao passar dos anos o local também foi sede da Assembléia Legislativa, o Tribunal do Júri, o Arquivo Histórico do Município, o gabinete do prefeito e a Câmara Municipal. No início do século 20 a cadeia foi desativada após e o edifício sofreu uma reforma adquirindo as atuais características.